terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

"Eu tinha escola em tempo integral no Colégio Rio Branco", diz Pato Rouco

Claudio Aristides Couto de Souza, o Pato Rouco



Eu tinha escola em tempo integral no Colégio Rio Branco". Essa é a frase dita por Cláudio Aristides Couto de Souza, conhecido como Pato Rouco, por causa de sua voz. 

Ele explica: "Estudei no Colégio Rio Branco entre 1965 e 1972. Como eu costumava ficar de castigo na escola, dia sim e dia também, eu acabava sempre almoçando no colégio. Como minha mãe estudava no Curso Normal, à noite, eu acabava sempre saindo junto com ela, diariamente, às 22 h", conta com humor.


Pato Rouco prossegue: "Estudei o admissão com Dona Mariquinha, que era irmã de Dona Carmita e Dona Clarisse. Dona Mariquinha tinha o mesmo estilo de dona Carmita: erérgico e correto. Dona Clarisse, contudo, era mais suave. Todas, contudo, excelente educadoras. Os passos de Dona Carmita no piso de madeira do Colégio Rio Branco lembravam muito a marcha de um militar e nos causava temor".

E continua: "Nos meus castigos, à tarde, eu costumava  copiar 500, 1000 e até 1500 vezes, a mesma frase.  Quando sobrava tempo, eu fazia o dever de casa. Recordo-me, certa vez, das fortíssimas reprimendas que recebi por parte do Dr. Chiquinho: eu estava de castigo juntamente com Jairo, filho do Jair Silva. Quando saímos do colégio, acabamos deixando papéis amassados no chão. Dona Maria, a funcionária responsável pela limpeza, viu os papéis e resolveu desamassá-los. Viu, então, muitos palavrões escritos nas folhas. Foi o Jairo quem tinha escrito, mas eu levei a culpa e recebi as fortíssimas reprimendas do mestre. Em outra ocasião, em um desses almoços na escola, tive a companhia do Ralph, filho da dra. Helena. Quando os dois pratos de comida chegaram envolvidos em panos, observei que a comida do Ralph estava mais saborosa do que a minha. Troquei, então, os pratos, antes que eles fossem entregues. Ralph só observou a troca, depois de termos almoçado", relata com risos.

Pato Rouco se recorda, ainda, que, no Colégio Rio Branco, havia os chefes de disciplina, que ficavam nas salas de aula: "Cidônio, José Luís, Professor Francisco Gomes Sobrinho e Jorge Xamego eram alguns dos chefes de disciplina. Nas aulas do professor Héliton Dias Pimentel, contudo, o mestre dispensava os mesmos".

Pato Rouco, nascido no dia 17/04/1953, em Bom Jesus do Norte (ES), é filho de Loermando Delbons de Souza e Noêmia Couto de Souza. Aposentado do antigo BANERJ (Banco do Estado do Rio de Janeiro), possui um casal de filhos: Lorraine e Loerman, além de duas filhas adotivas: Judith e Vitória.


Pato Rouco e Gino Martins Borges Bastos, colegas de estudo no antigo Colégio Rio Branco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário