sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Santuário de Anchieta: uma pérola no sul capixaba








Em Anchieta (ES), litoral sul capixaba, pode-se encontrar uma parte da história do Brasil: o Santuário Nacional de Anchieta, uma construção iniciada no século XVI e findada no início do século XVII.

Em seu interior, há o Museu Padre Anchieta, criado em 1965, onde pode-se visitar, entre outros, o quarto onde morreu Anchieta, em 9 de junho de 1597, assim como a Capela do Santíssimo. Neste cômodo há um pedaço da tíbia de Anchieta. O conjunto arquitetônico é considerado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1943 e foi construído pelos jesuítas, que possuem residência ao lado do prédio histórico.

Um pouco mais acima do Santuário, há outra preciosidade: a Capela da Penha, construída no final do século XVIII, como promessa à Virgem da Penha, caso os moradores se vissem livres da peste bulbônica, trazida pelos portugueses.

Em conjugação com as construções históricas, a paisagem com visão para o mar torna o ambiente uma circunstância apropriada para a interiorização e o encontro consigo mesmo.

 














Capela do Santíssimo

Quarto onde morreu Anchieta




Praça da Matriz está localizada em frente ao Santuário


CAPELA DA PENHA


Capela da Penha

Interior da Capela da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário