quinta-feira, 2 de junho de 2016

Duda Fingolo e Maria Beatriz tomam posse como representantes do Noroeste no Conselho Estadual


Duda Fingolo Tostes, de Miracema, conselheiro titular, e Maria Beatriz Silva, de Laje do Muriaé, conselheira suplente, tomaram posse como representantes do Noroeste Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural








UM MARCO HISTÓRICO PARA A CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

POSSE DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA CULTURAL

Oficialmente tomaram posse no Conselho Estadual de Política Cultural, Duda Fingolo Tostes, Secretário de Cultura e Turismo de Miracema, Conselheiro Titular e Maria Beatriz Silva, Diretora da Casa da Cultura e fundadora do CCMB de Laje do Muriaé, Suplente no Conselho Estadual de Cultura, ocupando as duas vagas de representação do Noroeste Fluminense de acordo com o Regulamento da Conferência, que consta do Sistema Estadual da Secretaria.

O evento de posse ocorreu na segunda-feira, 30 de maio às 18h. Os 64 membros do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) tomaram posse em sessão solene no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Janeiro (Alerj). Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), a solenidade foi  presidida pelo Deputado Estadual, Zaqueu Teixeira (PT), presidente da Comissão de Cultura da Alerj, que compôs a mesa ao lado do deputado Eliomar Coelho (PSOL), de Eva Doris Rosental, da Secretária Municipal de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, e do diretor de Teatro Amir Haddad.   

Considero este um momento histórico. É necessário os municípios ampliar articulação, abrir canais de diálogo fortalecendo o potencial cultural da região. A Secretaria de Estado de Cultura tem mostrado grande empenho dialogando com os municípios oferecendo oportunidade de participação em várias ações. O novo Conselho Estadual de Política Cultural tem todo potencial para contribuir para potencializar o Estado do Rio de Janeiro no cenário cultural do país, fazer conhecer e dar maior visibilidade a cultura interiorana do nosso estado, ampliando ainda mais os horizontes. Matéria prima não nos falta. É necessário ouvir as propostas dos gestores, agentes culturais, analisar e agir de forma conjunta para melhor fortalecer a construção das políticas culturais nos 92 municípios do estado. Seguimos juntos na luta para a conquista de reconhecimento, respeito e valorização da Cultura de nosso Estado do Rio de Janeiro. Ressaltou Maria Beatriz.

A primeira reunião do Conselho Estadual de Política Cultural já foi agendada para o dia 26 de julho, na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio de Janeiro.

O CEPC é composto por 32 conselheiros da sociedade civil (metade titulares e metade suplentes) mesmo critério para a paridade governamental. Pela primeira vez, metade dos representantes foi eleita diretamente pela sociedade civil. Serão empossados 16 conselheiros e respectivos suplentes eleitos em fóruns e conferências promovidos pela SEC, e 16 conselheiros e respectivos suplentes do poder público, indicados em composição que prevê nomes indicados pela Alerj, pelos poderes públicos municipal e estadual, pela Academia e por nomes de relevância cultural. Os segmentos culturais: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, literatura e cultura popular, tiveram seus representantes eleitos por votação on line.


O Conselho faz parte do Sistema Estadual de Cultura, instituído através da Lei nº 7035, de 7 de julho de 2015, que estabelece condições para a melhor formulação e gestão da política pública de cultura no Estado do Rio de Janeiro, em acordo com a União, com os municípios e a sociedade civil. Caberá ao conselho propor as metas do Plano Estadual de Cultura, bem como acompanhar e fiscalizar suas ações e resultados.


















5 comentários:

  1. Parabéns Maria Beatriz por mais este evento em prol da Cultura do Rio de Janeiro, expandindo o poder da Arte Cultural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realemte ela está de parabéns! Será vitoriosa e, seus objetivos...
      Abraços
      Rita

      Excluir
  2. Parabéns! Deixo desde já meus votos de muito sucesso sempre e muita energia para seguir na casa. Sinta-se fraternalmente abraçada.

    ResponderExcluir
  3. Todos nós que amamos a cultura e que fazemos dela a melhor das essências literárias que nos movem, estamos muito felizes e sentimo-nos honrados por vermos o reconhecimento da escritora e ativista cultural Maria Beatriz, portanto, em nome da cultura e do Portal CEN, a maior ponte lusófona entre Brasil e Portugal, parabenizamos de aplaudimos de pé a nossa confreira, amiga e irmã de letras e artes. Parabéns ! Luiz Poeta - Luiz Gilberto de Barros - Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes - Rio de Janeiro - Brasil

    ResponderExcluir