domingo, 19 de junho de 2016

JOÃO FURTADO TARDIN, UM DOS HERÓIS DA 2ª GUERRA MUNDIAL (II)


João Furtado Tardin, em foto de 1945

O texto sobre o herói de guerra João Furtado Tardin foi escrito por Marlenildo Silveira, conhecido como Capitão Santinho.


A vinda para Nova Venécia

João, logo após a guerra da Itália, ainda solteiro, veio para Conselheiro Pena, próximo a Baixo Gandu-ES, para executar um árduo serviço com madeiras. Veio de Bom Jesus com uma pequena mudança em um carro de bois, com doze juntas, acompanhado de um tio de nome Leonides. A referida viagem durou cerca de 20 dias. João trabalhou por cerca de 2 meses nesta localidade, tendo retornado a Bom Jesus no mesmo carro de bois. Nesta ocasião, João economizou uma certa quantia pois o mesmo era noivo e estava para se casar.


João Furtado Tardin e Maria Veloso, quando eram noivos, em foto de 1947

Contraiu núpcias em 09/10/1947, na residência dos pais da noiva. Quem celebrou o casamento foi o Padre Ovídio. No início da vida de casado, residiram na localidade de Bom Jardim, onde permaneceram até o ano de 1956. Entretanto, João tinha uma afinidade com o estado do Espírito Santo, razão pela qual veio, já casado, com três filhos pequenos, para Barra de São Francisco. Permaneceu na Barra por oito anos, onde ele propiciou um bom estudo a seus filhos.










João Furtado e sua filha Jesuína, em romaria em Bom Jesus da Lapa (BA), em 1967


 (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário