domingo, 4 de dezembro de 2016

PROSSEGUE HOJE O CIRCUITO TREM CULTURAL EM BOM JESUS DO ITABAPOANA (RJ)




O Circuito Trem Cultural teve início no dia de ontem, na Praça Governador Portela, prosseguindo até o dia de hoje. 

O evento pretende resgatar a história da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina, com a famosa ‘Maria Fumaça’, que percorria diversos municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. O projeto busca a valorização do turismo no Noroeste Fluminense, assim como o desenvolvimento cultural e social através das atividades e temas propostos para a realização do evento.



O Circuito Trem Cultural pretende mesclar cultura, lazer, arte e sustentabilidade. E, está dividido em partes distintas – estações – num espaço de aproximadamente 300 m². São quatro estações, Embarque, Fazendo Arte, Parada Obrigatória e Sustentabilidade. Em cada uma delas, uma série de atividades para todos os visitantes, como exposição de fotografia, painéis, vídeos, oficinas e muito mais.




Uma das atrações do Circuito Trem Cultural é o vídeo documentário “Saudade da Maria Fumaça”, produzido pelo vídeomaker Samuel Blanc, com roteiro do escritor e jornalista Eusébio Dornellas. O vídeo relata a saudade de um tempo desconhecido por muitos, cuja memória vem se perdendo. Conta um pouquinho da história Companhia Estrada de Ferro Leopoldina e ainda traz depoimentos de pessoas que vivenciaram esse período.



ESTAÇÕES
Estação de Embarque: será a primeira estação onde os visitantes irão passar. Neste espaço será apresentada uma exposição com fotos, painéis e vídeos, mostrando toda a história da Ferrovia, desde o início da sua construção até sua última passagem pelos municípios do Noroeste.
Estação Fazendo Arte: espaço voltado para a realização de oficinas com jovens, crianças e adultos, incentivando a arte, através de atividades de pintura, confecção de bolsas, cartões e outros. Além disso, será organizado um concurso de redação com o tema “A cidade que eu quero”, onde crianças do Ensino Fundamental poderão apresentar para os novos governantes, propostas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Estação Parada Obrigatória: nesta estação os participantes terão a oportunidade de interagir com a história da ferrovia. Será montado um grande painel evidenciando o cenário da época, onde os participantes terão a oportunidade de posar no cenário e levar gratuitamente um registro fotográfico impresso na hora.
Estação Sustentabilidade: já nesta estação, o público terá acesso a informações sobre consciência ambiental, oficinas de sustentabilidade, além de um ponto de recolhimento de pilhas e baterias para o correto descarte.

O evento é uma organização da B2B Empreendimentos e patrocínio FECOMÉRCIO/SESC.


O Circuito Trem Cultural se apresentará em Cardoso Moreira nos dias 10 e 11 de dezembro, na Praça Ibrahim Assed, Centro, e estará em Varre-Sai nos dias 17 e 18 de dezembro, na Praça Abaeté Cordeiro, Centro.



















Jarbas Borges, vice-prefeito, e diretor da FECOMÉRCIO 

 Gino Bastos: seu avô, Olívio Bastos, foi o administrador da Estação de Trem em Bom Jesus do Norte (ES), vizinha a Bom Jesus do Itabapoana (RJ)

Olívio Bastos, 3º da esquerda para a direita, avô de Gino Martins Borges Bastos, foi administrador da Cia Ferroviária Itabapoana, em Bom Jesus do Norte (ES).

Um comentário:

  1. Amei!
    Sempre me admira a resistência cultural do povo bonjesuense! Com certeza ainda é herança da passagem do inesquecível Padre Mello!
    Abraços, Ana Maria.

    ResponderExcluir