domingo, 18 de dezembro de 2016

RESGATE DA HISTÓRIA DA IGREJA MATRIZ DE BOM JESUS DO ITABAPOANA (RJ)


                       Edino Apolinário




             A Igreja Matriz de Bom Jesus do Itabapoana foi inaugurada em 1880, pelo padre Guedes Machado, e remodelada em 1931 pelo padre Antônio Francisco de Mello.





Pe. Mello (1899-1947)

 A porta da Igreja Matriz foi esculpida pelos espanhóis Francisco Fernando Ciria, Armando Munhoz e Antonio Ruiz Lopes, a pedido do Mons. Ovídio Simon, que foi pároco de Bom Jesus de 1950 a 1956.






Monsenhor Ovídio Simón (1950-1956)

     Com o passar dos anos, foi necessário fazer melhoramentos e aumentar o templo que se tornou pequeno para comportar os fiéis. A construção do salão paroquial, a reconstrução, o alargamento, a ampliação da nave principal, a reconstrução de duas capelas laterais, a gruta, substituição e colocação dos vitrais, o reforço das torres que estavam em perigo de desabar, arte em gesso, a pintura interna e externa tal qual vemos hoje, são obras realizadas na administração do Mons. Francisco Apoliano. Para ampliar o templo e aproveitar todo o terreno que era íngreme e acidentado foram construídos pontos comerciais na parte de baixo, permitindo que a nave principal avançasse até à rua Expedicionário Paulo Moreira. (continua)


Monsenhor Francisco Apoliano



Nenhum comentário:

Postar um comentário