domingo, 11 de dezembro de 2016

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E LOUVOR À ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA

Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, Calheiros, Bom Jesus do Itabapoana (RJ)





MOÇÃO Nº 527/2016
    EMENTA:
    DE CONGRATULAÇÃO E LOUVOR À ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA.

Autor(es): Deputado JAIR BITTENCOURT


Em conformidade com o art. 102 do regimento interno da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedo MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO E LOUVOR à ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MEMORIAL GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA.
Há dois anos um grupo de pessoas se reuniu e nasceu a idéia de resgatar a memória de duas figuras políticas importantíssimas para o Estado do Rio de Janeiro que são os ex-governadores Roberto Silveira e Badger Silveira. Nascia aí a Associação dos Amigos do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira com enorme entusiasmo e garra, não medindo esforços para a construção da sede e juntando o acervo de objetos pertencentes à família, livros e reportagens.
O local onde nasceram esses tão brilhantes e aclamados ex-governadores, reconhecidos pelos seus méritos, o sítio Rio Preto, na localidade Benedito Santos, no distrito de Calheiros em Bom Jesus do Itabapoana é o local onde está erguido esse memorial.
Roberto Silveira no ano de 1954 foi eleito vice-governador do estado, com apoio da coligação PTB-PSP na chapa de Miguel Couto Filho. Tornou-se, ainda em 1954, presidente do PTB fluminense. Em 1958, Miguel Couto deixou o governo para concorrer a uma vaga no Senado, e Roberto Silveira preferiu não ocupar o seu lugar, candidatando-se ao cargo de governador para o mandato seguinte. Venceu as eleições em outubro com uma expressiva votação, pela inusitada coligação do PTB com a UDN fluminense. Tomou posse em janeiro de 1959. Apontado como provável sucessor a João Goulart da liderança do PTB, faleceu em 1961, vítima dos ferimentos causados pela queda do helicóptero em que viajava para verificar as áreas inundadas na região serrana do estado .
Seu irmão Badger Silveira foi eleito governador do estado nas eleições de 1962, tendo exercido o cargo entre 1963 e 1964, quando foi cassado após o golpe militar de 31 de março.
Dessa forma, solicito que seja transmitida a presente Moção, através de Eraldo Salutto de Rezende, a todos os membros da Associação.



Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 27 de julho de 2016.



Deputado JAIR BITTENCOURT



Um comentário:

  1. O trabalho de informação, seja da cultura, politica, e social, e de suma importância para manter os vivas nossa memórias sobre os acertos e erros da nossa sociedade, para que possamos nos vangloriar dos acertos, e não incorrer em novos erros. Parabenizo o Jornal o Norte Fluminense por suas postagens.

    CONFIRAM UM POUCO DA MINHA HIST´RIA NO BLOG.
    http://pitacosefotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir