segunda-feira, 23 de outubro de 2017

CENTRO DE MEMÓRIA PODE SER UM MARCO EM BOM JESUS DO ITABAPOANA


Palacete de Malvino de Souza Rangel funcionou como Fórum de Bom Jesus do Itabapoana


Em uma das páginas do jornal A Voz do Povo da década de 1930, sob o comando de Osório Carneiro, encontramos uma matéria sob o título “BOM JESUS E AS SUAS COUSAS”,  que se refere a um palacete construído por Malvino de Souza Rangel em nossa cidade. Diz o texto:



O presente clichê mostra o bello palacete de propriedade do sr. Malvino de Souza Rangel, onde o mesmo reside, com sua família. Está situado á praça Governador Portella, annexo a esta redação, e é um dos melhores prédios de Bom Jesus, construído que foi dentro dos moldes da architetura moderna”.


Jornal  A Voz do Povo da década de 1930


Na década de 1940, referido palacete já integrava o patrimônio do Estado, tendo se tornado a sede do Fórum no município. Foi ali, consoante notícia de A Voz do Povo do mencionado ano, que Getúlio Vargas Filho foi recepcionado quando visitou a nossa terra.

Foi neste prédio, também, que Boanerges Borges da Silveira, pai dos ex-governadores Roberto e Badger Silveira, participou do primeiro júri no município.

Parte importante da nossa história, portanto, ocorreu no interior deste prédio.


Ocorre que este palacete foi, depois, demolido para a construção de um novo Fórum (foto abaixo). 


Arquitetos atestam ser possível a recuperação da fachada original do prédio


Com a inauguração de um Fórum moderno em outro endereço, o prédio acabou cedido ao município, onde está situada a biblioteca municipal, e à Justiça Eleitoral.


            O consagrado artista plástico e poeta Adilson Figueiredo idealizou um Centro de Memória, no local onde funcionou o Fórum

A ideia do artista plástico e poeta bonjesuense Adilson Figueiredo em tornar o prédio num espaço dedicado a um Centro de Memória do município foi bem acolhida pela secretária municipal de cultura Luciara Amil Nunes, que pretende reunir-se com o secretário estadual de cultura, André Lazaroni, para tentar viabilizar a ideia.


A secretária municipal de cultura Luciara Amil Nunes acolheu a ideia de Adilson Figueiredo


Por outro lado, consultas feitas pelo jornal O Norte Fluminense a arquitetos,  revela ser plenamente possível o restabelecimento da fachada do palacete, nos moldes da década de 1930,  o que resgataria, juntamente com o acervo do Centro de Memória, o rico passado de nosso patrimônio histórico e cultural.






Nenhum comentário:

Postar um comentário