quinta-feira, 5 de outubro de 2017

CIRCUITO CULTURAL CONTRIBUI A CADA ANO PARA O RESGATE DA NOSSA HISTÓRIA




O Circuito Cultural Arte Entre Povos em Laje do Muriaé (RJ) vem contribuindo, a cada ano, para a mostra e resgate dos grandes talentos ocultos de nosso município. Neste ano, podemos dizer que o evento se consolidou com o maior número de renomados artistas do nosso município em vários segmentos das artes. 

Esta soma dos artistas/circuiteiros com os artistas lajenses, que já vem ocorrendo há seis anos, tem servido de estímulo e de grande êxito para uma construção sólida e resgate da nossa arte e cultura, que são expressivas, porém encontravam isoladas e desmotivadas. Para além desta soma com os artistas, os circuiteiros têm também engrandecido ricamente o conhecimento das nossas crianças e jovens com as oficinas realizadas nas escolas.

A missão do Centro Cultural Maria Beatriz é levar para o palco da cultura o legado histórico da nossa gente, estimulando a nova geração a reinventar a cultura através da arte, incentivar e difundir a cultura  e a arte em todas as suas vertentes. Através do entretenimento saudável, as crianças e jovens podem, observando grandes talentos, descobrir suas potencialidades e desenvolver a cultura, criando e inventando algo novo em nosso sociedade.

Com efeito, percebia-se que entre a nossa gente a arte, a cultura e o entretenimento ocorriam totalmente isolados.  Apesar de serem três conceitos que existem isoladamente e com definições próprias, todos eles estão interligados.  Se, através da arte, pode-se reinventar a cultura, em forma de entretenimento a mesma será devolvida ao sujeito aculturado, instigando-o. Afinal, a cultura é o legado histórico, e motivo e social de um povo. 

Exposição de Artesanato e Feira de Livros marcaram, mais uma vez, o Circuito Cultural em Laje do Muriaé








8º CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS EM LAJE DO MURIAÉ (RJ)



O Circuito Cultural Arte Ente Povos aconteceu em Laje do Muriaé, organizado pelo CCMB em parceria com o CIEP 343, entre os dias 29 de agosto a 02 de setembro, com uma vasta programação.


A abertura ocorreu no dia 29 de agosto, com o brilhantismo e a emoção nas apresentações do grupo lajense Cantadores Amigos, além do Cia Arte e Conflito de Itaperuna. A escritora lajense Lara Leal brilhou por ocasião da abertura da 11ª Feira de Livros da Biblioteca Comunitária Esperança e da  abertura da Exposição de Artesanatos Arte da Laje.


Prosseguimos nos dias 30 e 31 com grandiosas apresentações encantando o público presente: Grupo de Teatro La Gente, Grupo de Flautas Gotas da Esperança da Sociedade Musical Lira da Esperança, Grupo de Dança Éfeta da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, Filme “Escombro”, do Diretor de Arte  lajense Érico Moraes, o cantor lajense Pedro Lucas (voz e violão) Nicolas (Percussão), Grupo Cultura Musical Lajense e Grupo de Dança do CIEP 343.

A reinauguração da Biblioteca Professora Maria José Moraes Fonseca, no dia 1º de setembro, foi organizada pela direção do CIEP 343 e pelos profissionais da Sala de Leitura, dentro da programação do 8º Circuito Cultural Arte Entre Povos.

O encerramento da noite de 1º de setembro foi abrilhantado com belíssimas apresentações dos seguintes grupos folclóricos: quadrilha com o grupo de dança lajense EMAP Dance, Escola de Dança Amlid Jazz Dance e Companhia de Dança Andarilhas, Mineiro Pau Unidos do Cruzeiro, Folia de Reis Estrela da Paz, boi Bandido, Escola de Samba Mocidade Independente da Chácara do Cruzeiro.

OFICINAS


   As oficinas de aproveitamento de material reciclável, literatura, pintura, cerâmica, cinema e dança, ocorreram no CIEP 343, EMAP, CEL, CEI e Escola Municipal C. Venâncio Garcia – Comendador Venâncio Distrito de Itaperuna, nos dias 30,31 de agosto e 01 de setembro das 8h às 16h.

  A Feira de Livros e a Exposição de Artesanatos Arte da Laje ficaram abertas para o público das 9h às 21h nos dias 29, 30,31 de agosto e 1º de setembro, no CIEP 343.




















  Os oficineiros foram os seguintes:

Francisco Rivero – Artista Plástico Cubano: Preparação da Biblioteca Professora Maria José Moraes Fonseca com pintura de significantes murais. Contou com a colaboração da ex-aluna do CIEP 343 Hérika Martinho. Entre o céu e a terra, a educação.
Sem perder a ternura: semear cultura em terreno fértil.
Obrigada aos alunos pela sua presença no escritório de pintura mural.
8º Circuito Cultural Arte Entre Povos - CIEP 343 Lajes de Muriaé. RIo de Janeiro
Brasil. Sala de Leitura Professora Maria José Moraes Fonceca recebendo o toque final de pintura.

Francisco Rivero Plástico

Eleandro Gama – Artista Plástico Lajense: Oficina de técnica de pintura de paisagem no CEL – Centro Educacional Lajense e EMAP – Escola Municipal Ary Parreiras.

Phillip Jonshton – Cineasta (Rio de Janeiro): Oficina de cinema na Escola Municipal C. Venâncio Garcia em Comendador Venâncio Distrito de Itaperuna

Dylma Yara e Amlid Amar – Professora de Dança da Escola de Dança Amlid Jazz Dance (Região dos Lagos): oficina de dança na EMAP – Escola Municipal Ary Parreiras.

Neusa Jordem – Escritora Capixaba: Contação de histórias no Centro Educacional Inovar, Centro Educacional Inovar,  Jardim de Infância, Escola Municipal Ary Parreiras e Escola Municipal C. Venâncio Garcia em Comendador Venâncio Distrito de Itaperuna.

Edilene Peris – Ceramista (Bom Jesus do Itabapoana): Oficina de cerâmica Escola Municipal Ary Parreiras, Centro Educacional Inovar e Escola Municipal C. Venâncio Garcia em Comendador Venâncio Distrito de Itaperuna.

Eunice Caldas – Artesã e Professora de Artes (Santo Antônio de Pádua): Oficina de origami e filtro dos sonhos Escola Municipal Ary Parreiras, Centro Educacional Inovar e Escola Municipal C. Venâncio Garcia em Comendador Venâncio Distrito de Itaperuna.




Nota:  O CCMB (Centro Cultural Maria Beatriz) organiza nacionalmente o Circuito Cultural Arte Entre Povos de modo idealista, sem qualquer objetivo financeiro.


Gratidão!


Maria Beatriz
Diretora Nacional do Circuito Cultural Arte Entre Povos

2 comentários:

  1. Minha sincera gratidão à Maria Beatriz, pois mais um ano nós circuiteiros conseguimos cumprir com nossa tarefa, isso é gratificante e também a prova de que você por onde passa deixa a marca do Circuito Cultural Arte Entre Povos, isso prova seu comprometimento,sua respeitabilidade e competência para com o público, parabéns por mais esse ano vencido e muito obrigada também ao Jornal O Norte Fluminense pelo apoio e visibilidade do nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz por fazer parte dos circuiteiros. Obrigado Maria Beatriz !!!🙏

    ResponderExcluir