segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Expectativa para a decisão em torno do antigo Cine Monte Líbano



Secretária de Cultura Luciara Nunes e o antigo Cine Monte Líbano, em agosto de 2017: proposta de aluguel por um ano e diligências para obtenção de recursos estaduais e/ou federais para a aquisição do prédio


Por ocasião da Festa de Agosto passada, a Secretária Municipal de Cultura, Luciara Nunes,  acompanhada do Secretário Municipal de Governo, Victor Gallo, representando o prefeito Roberto Tatu, e o Secretário de Finanças, José Renato Melo Negri,  estiveram na casa que pertenceu a Merhige Hanna Saad, levando proposta às herdeiras, para aluguel do antigo Cinema localizado no prédio Monte Lìbano, assim como de sala para instalar a Secretaria Municipal.


Luciara Nunes realizou vistoria com o engenheiro da prefeitura, juntamente com Dora Silveira e Mônica Saad Sauma, netas de Merhige Hanna Saad, e André Luiz de Oliveira


Segundo Luciara Nunes salientou, à época, a ideia seria promover o aluguel por um ano, tempo em que a prefeitura tentaria captar recursos estaduais e/ou federais para a aquisição de todo o prédio.

Mônica Saad Sauma e Victor Gallo, representando o prefeito Roberto Tatu, participaram da vistoria 

Posteriormente, ocorreu a vistoria do imóvel, com o engenheiro da prefeitura, e ficou acordado que o corretor Ismael Borges Alvarenga seria o profissional que faria a avaliação necessária objetivando o início da negociação.


Ismael Borges Alvarenga é o corretor responsável pela avaliação do antigo Cinema


Ismael é corretor há 40 anos, tendo construído uma carreira respeitada em nosso município. Ele foi o primeiro corretor de Bom Jesus do Itabapoana, e recebeu seu certificado no dia 14/07/1977.


Ismael Borges Alvarenga já possui os dados necessários para repassar à Secretaria Municipal de Cultura



Ele concluiu a avaliação para o aluguel do imóvel e, agora, aguardará reunião com a Secretária, para que possa repassar  suas conclusões.





A ideia apresentada pela Secretária às herdeiras de Merhige Hanna Saad é importante, porque aponta para a paulatina apropriação do imóvel pelo poder público, através de uma parceria com o governo estadual e/ou federal.


Foto por ocasião da vistoria do antigo Cine Monte Líbano, em agosto de 2017


Por outro lado, há notícia de que a prefeitura teria recurso para investir na aquisição de um prédio em Bom Jesus, o que traz esperança de que, caso a informação seja procedente, este numerário possa ser direcionado para as tratativas envolvendo o antigo Cine Monte Líbano. 

Este feito, se concretizado, consistiria em um marco histórico para o município, que passaria a contar com um autêntico templo fomentador do desenvolvimento cultural de nosso povo.


Cine Monte Líbano, inaugurado pelo libanês Merhige Hanna Saad, em 14 de agosto de 1950, com capacidade para mil pessoas, e hoje, desativado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário