quarta-feira, 11 de outubro de 2017

UMA MARATONA DE CULTURA E ARTE TOMA CONTA DE LAJINHA (MG) POR TRÊS DIAS


Realizada pela primeira vez em Lajinha a etapa do 8º Circuito Cultural Arte entre Povos



Marcelo Trindade Pereira

Logo pela manhã do dia quatro de setembro, a equipe de artistas, entre eles, cineastas, literata, poetisa, artesãs, artista plástico e a própria fundadora do Centro Cultural Maria Beatriz, levaram para as Escolas Municipais Vereador José Gomes Martins, Comendador Leite, Paulo Cezar Hastenreiter Portes, Guanair Cardoso e para as Escolas Estaduais Antônio Sathler, Dr. Adalmário José dos Santos, Nestor Vieira de Gouveia e Arnaldo Leite Ribeiro, oficinas de arte com pintura, cerâmica, reciclagem, poesia, contar histórias e cinema.
Ao final desse primeiro dia de oficinas, os artistas foram recebidos com honras na Câmara Municipal de vereadores onde cada um recebeu uma medalha em homenagem aos importantes trabalhos desenvolvidos em diversas cidades e que agora trouxeram para Lajinha.
Foram três dias de oficinas e, no final do terceiro dia, uma parte dos trabalhos foram demonstrados na Praça Dr. Adalmário.
Uma árvore de Natal - feita com material reciclado - e uma vela, foram produzidas na oficina de arte juntamente com os alunos e a artista plástica Eunice Caldas na Escola Municipal Paulo Portes(Lajinha – Bairro Santa Terezinha). Construída a árvore, ao chegar o momento de festejar, poderá receber ornamentos e luzes natalinas.
O trabalho cerâmico produzido nas oficinas desenvolvidas na Escola Estadual Nestor Vieira, Escola Estadual Antônio Sathler(Lajinha – Centro) e na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo,  pela artesã Edilaine Peres e os alunos,  ficou exposto nas tendas que foram montadas na praça, bem como os livros da contadora de histórias Neuza  Jardim que expôs seus livros e eternizou na mente das crianças, as histórias contadas para os alunos nas oficinas realizadas na Escola Municipal José Gomes Martins.
Um pequeno trecho do documentário produzido na oficina de cinema desenvolvida pelos cineastas Rocío Salazar (produtora cultural) e Philip Jonhston (documentarista), na Escola Estadual Herminia Ribeiro (Prata), também foi mostrado na praça. E nas paredes da rampa de entrada da Escola Municipal Comendador Leite (Lajinha – Centro), ficou gravado o trabalho do artista plástico Francisco Rivero.
Em varalzinhos nas tendas da praça foram expostos os textos produzidos pelas crianças nas oficinas de poesia ministradas por Maria Beatriz, realizadas na Escola Estadual Arnaldo Leite Ribeiro. Maria Beatriz é poetisa e idealizadora do Centro Cultural Maria Beatriz que em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Cultura e Turismo de Lajinha-MG, realizaram com profícuo sucesso o Oitavo Circuito Cultural Arte Entre Povos.
“CIRCUITO CULTURAL ARTE ENTRE POVOS, o evento que se originou em Bom Jesus do Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro. Se inspirou há 12 anos, na cidade quando acontecia, a 1ª Exposição de Obras de Arte, com uma proposta de integração latino-americana. O evento se expandiu e, há 8 anos, iniciou-se o Circuito Cultural Arte Entre Povos, onde os artistas que vinham a Bom Jesus do Itabapoana passavam a se deslocar para outros municípios vizinhos.
Há três anos, o Circuito Cultural deixou de ocorrer apenas no sudeste, passando a ter etapas no sul e no nordeste. A organização nacional passou a ser dirigida pelo Centro Cultural Maria Beatriz, de Laje do Muriaé (RJ), que, com competência, tem consolidado este movimento que teve suas origens no interior do noroeste fluminense.
A etapa sudeste do  8º Circuito encerrou no dia 6 de setembro em Lajinha depois de ter acontecido nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé, do estado do Rio de Janeiro, Mutum, Manhuaçu (Sacramento) estado de Minas Gerais, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Bom Jesus do Norte, do Espírito Santo.
A finalidade deste evento é promover a integração e o desenvolvimento cultural de nossa região. O idealismo e a qualificação dos artistas que integram o Circuito têm garantido, a cada ano, o crescente êxito do evento.
Exposições, oficinas, músicas, teatros, documentários e inaugurações fazem parte deste evento que contam com o competente trabalho e dedicação dos oficineiros que compõem o Circuito Cultural Arte Entre Povos.” (Página do 8º Circuito Arte Entre Povos – Facebook).
Entre a apresentação final do 8º Circuito Arte entre Povos, na etapa Lajinha, e o encerramento, a Comitiva do Circuito Cultural conseguiu um tempinho para visitar um dos mais importantes pontos turísticos de Lajinha, o Santuário Nossa Senhora de Aparecida, onde fizeram muitas fotos ao apreciarem a belíssima paisagem.
Antes das despedidas, as apresentações de números folclóricos ensaiados e desenvolvidos pelas próprias escolas, resgatam a arte e o folclore brasileiro com danças e cantigas. Mas… narrar cada uma delas é uma matéria a parte. De qualquer forma, quem atendeu ao convite e compareceu na praça, pode prestigiar as apresentações das escolas: Escola Municipal Comendador Leite, Escola Estadual Antonio Sathler, Escola Municipal Paulo Portes, Escola Estadual Nestor Vieira de Gouveia. Cada uma destas escolas, participou de forma genial desse encerramento que ficará marcado para sempre na história artística e cultural de Lajinha. 
O evento de Encerramento também foi abrilhantado pela apresentação da banda de musical de Mutum.
A realização do evento foi possível graças à parceria entre o Centro Cultural Maria Beatriz e a Prefeitura de Lajinha, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pelos incansáveis esforços da secretária Maria Luiza Azine Vitor, sua equipe e a Câmara Municipal de Vereadores que sempre apoia os eventos de turismo e cultura em Lajinha.

Marcelo Trindade Pereira é Jornalista























































































Santuário Nossa Senhora de Aparecida















Nenhum comentário:

Postar um comentário