terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Hoje na História: Abertura dos Portos



Em 28 de janeiro de 1808, o príncipe regente d. João VI ordenou a abertura dos portos às nações amigas. Apesar de ter sido criada em caráter interino e provisório, a medida afetou profundamente as relações entre Portugal e Brasil.
Até então, vigorava o chamado “Pacto Colonial”, que determinava que o Brasil mantivesse relações comerciais exclusivamente com Portugal. A ordem de abrir os portos às nações amigas encerrou três séculos de monopólio comercial português e é considerado um dos fatores que contribuíram para o processo de independência.

Leia mais no portal “O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira”: https://bit.ly/2GuTME3
Para ler a transcrição do documento, clique na aba "Sala de Aula" e no link "Abertura dos Portos"

Na imagem, Carta do príncipe regente d. João a João de Saldanha da Gama Melo Torres Guedes Brito, conde da Ponte, governador da capitania da Bahia, na qual ordena a abertura dos portos do Brasil a todas as mercadorias transportadas por navios de seus vassalos e de estrangeiros de nações amigas, 29 de janeiro de 1808. Arquivo Nacional. Fundo Alfândega da Bahia. BR_RJANRIO_03_COD_0_212_v01, f. 99 e 99v.

#AberturadosPortos #História #HistóriadoBrasil #ArquivoNacional #AN #arquivologia #memória #documentohistórico #manuscrito


Enviado por Antônio Soares Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário