quarta-feira, 30 de setembro de 2020

OUTUBRO*

 


02. Nascimento do Maestro Nilo de Souza; Início do Festival de História e Cultura de Calheiros
04. Chegada de Pe. Mello ao Rio de Janeiro, em 1895, através do vapor Argentina, de nacionalidade alemã, a partir da ilha da Terceira, no Arquipélago dos Açores (Portugal); Instalação, ern 1947, da Câmara de Vereadores, após a 2a emancipação, com os seguintes vereadores eleitos: Antonio Tinoco de Oliveira, Lao Monteiro de Carvalho, Esio Martins Bastos, Dr. José Duarte Vieira, Dr. José Vieira Serôdio, Dr. Dirceu Cabral Henriques, Tito Nunes da Silva, Gauthier Pontes de Figueiredo, Mário Nunes da Silva, Agostinho Boechat, Abílio Sá Viana, João Gomes de Figueiredo e Cristóvão Padilha de Campos. Observações: Lao Monteiro de Carvalho renunciou ao cargo, sendo substituído por Carlos Marques Brambila; Tito Nunes da Silva se licenciou, sendo substituído por Boanerges Borges da Silveira, pai dos Governadores Roberto e Badger Silveira; Gauthier Pontes de Figueiredo se licenciou por trinta dias, sendo substituído por Olegário Teixeira de Faria; inauguração da Biblioteca Desembargador Jorge Loretti, em Calheiros.
07. Falecimento do historiador Francisco Camargo Teixeira.
12. Forças Expedicionárias Revoltosas da Revolução de 1930 entram em Bom Jesus do Itabapoana, sob o comando do 1o. Tenente Rosental Machado Alves, pela rua do Barro Branco e se estabelecem onde está situado atualmente o Big Hotel.
15. Fundação da Associação Comercial e Empresarial (ACE), em 1953.
16. As Forças Expedicionárias Revoltosas da Revolução de 1930, representadas pelo 1º.Tte Comandante da Coluna, Rosental Machado Alves, pelo Capitão Respício do Espírito Santo e pelo Tte. Coronel Otto Feio da Silveira, retiram-se de Bom Jesus, nomeando Osório Carneiro como "autoridade de fato", investido "dos mais amplos poderes, prestando-lhe as forças revoltosas inteiro apoio e auxílio material em qualquer emergência".
19. Nascimento de Olívio Bastos, em 1889, em Campos dos Goytacazes. Em 1933, mudou-se com a família para Bom Jesus do Norte (ES), para ser administrador da Cia Ferroviária Itabapoana. Foi administrador da Empresa de Luz e Força Itabapoana. Foi um dos fundadores do Centro Popular Pró-Melhoramentos e proprietário do Colégio Rio Branco.
31. Nascimento do Desembargador Claudio Brandão, com título de cidadão bonjesuense e origem em Pirapetinga de Bom Jesus, em 1963. Fundação do Tiro de Guerra, em 1945. O Tiro de Guerra de Bom Jesus tem, contudo, sua história iniciada dentro do Colégio Rio Branco, quando foi ali criada a “Cia Militar do Colégio Rio Branco”, que, em 1926 formou a 1ª. Turma de Reservistas, tendo à frente o Sargento Alceu Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário