terça-feira, 22 de setembro de 2020

Primavera, por Rogério Loureiro Xavier

 Olá pessoa amiga e do bem


Primavera


A primavera é a estação que começa todos os anos entre os dias 22 e 23 de setembro e acaba entre 21 e 23 de dezembro.

Assim, esta estação inicia-se logo depois do inverno e termina com a chegada do verão, surgindo daí o significado do seu nome. A palavra primavera tem origem no latim primo vere, que significa "antes do verão".

Considerada por muitos como a mais bela época do ano, é na primavera que a maior parte da flora se desabrocha, fazendo com que, de modo geral, a paisagem fique mais viva e agradável. Por esta razão, o período primaveril também é sinônimo de juventude, fertilidade e novidade e renascimento.

Além disso, a ‘estação das flores’ é conhecida pela maior atenção das pessoas para com seus jardins e as plantas que o compõem. Com isso, campo e cidade apresentam belezas naturais singulares, muitas vezes vistas apenas nesta época do ano.

Por tratar-se de um período de transição entre temperaturas mais baixas (inverno) e temperaturas elevadas (verão), o clima certamente é mais ameno quando comparado ao resto do ano.


Características da primavera


. Temperatura amena: na primavera, a temperatura costuma ser bastante amena e agradável.

. Paisagem florida: ocorre uma mudança bonita na paisagem, tendo em conta que grande parte das plantas florescem, colorindo a natureza. Com isso, os animais polinizadores ficam mais ativos.

. Maior incidência de chuvas: o aumento do calor provoca também o aumento da umidade, fazendo com que chova mais vez na primavera.

. Dias e noites têm a mesma duração: em decorrência do movimento de translação dias e noites são iguais em duração, no entanto, ao longo da primavera, os dias vão ficando maiores.

. Reprodução dos animais: é na primavera que a maior parte dos animais se reproduzem e constroem ninhos.


Primavera no Brasil


. Para a maior parte das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão.

. Com o aumento da temperatura, a umidade também aumenta e ocorrem mais chuvas.

. A primavera brasileira também é marcada pelo El Niño. Com uma frequência entre 2 a 7 anos, esse fenômeno natural intensifica as chuvas no Centro-Sul e as secas no Norte e Nordeste.


Curiosidades


. Durante esta estação, os animais que hibernaram no inverno, costumam deixar suas tocas, muitas vezes com filhotes.

. Espécies como borboletas e abelhas costumam ficar mais ativas e, com a polinização, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

. Tudo floresce, renasce e se transforma em alegria e amor. 


A primavera é um jeito da natureza dizer:

“é tempo de renascer”


“Não pense que as coisas são impossíveis e nunca desista de lutar todos os dias. Lembre-se sempre, quando o outono derruba uma flor, a primavera coloca outra no lugar.”


Fonte: Internet


Roger LX






Nenhum comentário:

Postar um comentário