terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Os 74 anos de O Norte Fluminense



Os irmãos Esio e Luciano Bastos

O primeiro jornal de nosso município chamou-se "Itabapoana", e foi fundado no dia 1º de agosto de 1906, tendo Sylvio Fontoura como redator, Pedro Gonçalves da Silva como secretário e Francisco Teixeira de Oliveira como gerente.  

Pedro Gonçalves da Silva Jr. foi o 1º prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, quando de sua 1ª emancipação ocorrida em 25 de dezembro de 1890. O nome da gazeta invocava a luta pela nova autonomia de nosso município, uma vez que se referia à denominação anterior à  emancipação suprimida em 08 de maio de 1892.

O Norte Fluminense, por sua vez, foi fundado no dia 25 de dezembro de 1946, por Esio Bastos, com apoio de Lao Monteiro, Delton de Mattos e outros idealistas, após os ventos da democracia que varreram o mundo após o fim da 2ª Guerra Mundial. O nome da publicação, não obstante indicasse a luta pelo desenvolvimento regional, apontava para a célebre frase de Leon Tolstoi: "canta a tua aldeia e serás universal".


Por durante 57 anos, Esio Bastos foi seu diretor e redator, até seu falecimento no dia 24 de agosto de 2003, quando assumiu seu irmão Luciano Augusto Bastos, que dirigiu nosso jornal até o dia 08 de fevereiro de 2011, data de seu falecimento.

Já disse um leitor, certa vez: "quem lê jornal sabe mais; quem lê O Norte Fluminense sabe muito mais". A responsabilidade com a nossa história e os articulistas qualificados que escrevem em nosso informativo acabam tornando o jornal um ator social.

Por ocasião de mais um nosso aniversário, procuramos dar continuidade aos passos libertários de nosso primeiro jornal, assim como dos irmãos Esio Bastos e  Luciano Augusto Bastos que, nas páginas de O Norte Fluminense, sempre lutaram pela construção de uma sociedade liberta, consciente de si e da possibilidade concreta de ser agente de seu próprio destino.

Agradecemos aos assinantes, anunciantes, articulistas e diversos colaboradores que têm apoiado nossa publicação, desejando a todos um Natal de muita Paz e um Ano Novo de redobradas esperanças em dias melhores.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário