sábado, 1 de maio de 2021

CALENDÁRIO - MAIO

 MAIO*


01. Fundação do Aero Clube, em 1942.
03. Nascimento do Príncipe dos Poetas, Elcio Xavier, um dos gênios de nossa literatura, autor da obra-prima "O Véu da Manhã", em 1920.
06. Fundação, em 1914, do Ordem e Progresso F.C.Antonio de Oliveira Borges, José de Oliveira Borges, José de Souza Firmino, José Cabeça Freire, Oswaldo Santos, Ótis Menezes, se uniram e criaram um time em Bom Jesus do Norte que pudesse representar os moradores do município, o nome homenageava então a nova república, o nacionalismo e uma visão patriótica do Brasil. O clube manda seus jogos no Estádio Carlos Firmo, homenagem a Carlos de Figueiredo Firmo, doador do terreno onde foi construído o estádio. Sua construção ocorreu entre abril de 1981 a abril de 1982. Foi inaugurado em 16 de abril de 1982, no mandato do Governador Eurico Vieira de Rezende
09. Falecimento do ex-governador Badger Silveira.
11. Nascimento do Desembargador José Carlos de Figueiredo, em 1944, filho do escritor Antonio Gabriel de Figueiredo, Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;  Nascimento do poeta Antonio Miguel, em 1918.
12. Nascimento do médico e escritor dr. Norberto Seródio Boechat, um dos gênios de nossa literatura, autor da consagrada obra "Lembranças de Escritas", em 1942.
13. Falecimento do Desembargador Jorge Loretti, em 2016. Ele dá nome à Biblioteca da Associação dos Amigos dos Governadores Roberto e Badger Silveira, localizada no distrito de Calheiros.
14. Falecimento da musicista Georgina Teixeira Mello, a Dona Nina, em 2016; Falecimento de Napoleão Lyrio Teixeira, em 1967.
21. Nascimento do médico e poeta dr. Ayrthon Borges Seródio, um dos gênios de nossa literatura, considerado o mestre do soneto alexandrino, em 1929.
23. Nascimento de Salim Darwich Tannus, autor do Hino de Bom Jesus.
25. Fundação do Colégio Rio Branco, em 1920, pelo professor José Costa Júnior.
31. Nascimento de Cid Bastos Borges, em 1920. Filho de Antonio de Oliveira Borges (Tonio Borges) e Carmem Bastos Borges (Carmita), foi renomado e estudioso cirurgião-dentista. Dedicou boa parte de sua vida, com paixão, à causa dos portadores de deficiência, através da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, obtendo reconhecimento nacional. Seu nome está imortalizado em prédios públicos de nosso município; nascimento de Wilma Martins Teixeira Coutinho, advogada, que trabalhou nos governos de Roberto Silveira e de seu irmão Badger Silveira, em 1927, autora do livro "Alameda dos Sonhos e o caminho percorrido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário