Os irmãos Agostinho, Norberto e Maria Lúcia Seródio, mantêm, com idealismo, há 28 anos, o Museu da Imagem em Pirapetinga de Bom Jesus |
Um dos gênios de nossa literatura, Norberto Seródio Boechat, aniversariou no dia 12 de maio.
Além de escritor, Norberto é médico geriatra e gerontólogo.
Há cerca de 28 anos, fundou, no distrito de Pirapetinga de Bom Jesus, seu torrão natal, juntamente com seus irmãos Agostinho e Maria Lúcia, o prestigiado Museu da Imagem.
Trazendo em suas veias o sangue suíço dos Boechat, e dos açorianos dos Seródio, Norberto se fez grande em todas as áreas que atua, e engrandeceu tudo o que o cerca.
Norberto Seródio Boechat é um dos gênios de nossa literatura |
Ele é filho do saudoso líder político Agostinho Boechat, cujos pais, Norberto Emilio Boechat e Amélia Lemgruber Bochat, são descendentes dos imigrantes suíços, que chegaram ao Brasil em 1819. Sua mãe, a saudosa professora e poetisa Iracema Seródio Boechat, por sua vez, é filha de Laudelina Frias Seródio e Jacinto Vieira Seródio, que chegou ao Brasil no início do século XX, oriundo da Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores, mesma ilha onde nasceu Padre Mello.
Nascido em sua querida Pirapetinga de Bom Jesus, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, possui três irmãos: Jacinto, Maria Lúcia e Agostinho, médico como ele. Sua obra é reconhecida internacionalmente. Integra o PEN (Poesia, Ensaio ou Narrativa) Clube, uma associação mundial de escritores fundada em Londres, em 1923, e que congrega cultores da palavra escrita e falada em 150 países do mundo. No Brasil, a entidade surgiu no dia 2 de abril de 1936 e, atualmente, conta entre seus membros, com Nélida Piñon, membro da Academia Brasileira de Letras. Norberto é articulista do jornal O Norte Fluminense, onde brinda seus leitores, mensalmente, com suas contagiantes crônicas.
O Norte Fluminense parabeniza o Dr Norberto Seródio Boechat, com votos de felicidades e muitos anos de vida!
Muita tristeza pela partida desse grande amigo Dr. Boechat. Uma alma livre e generosa que em meus momentos de abismo e solidão me deu a mão e mostrou-me o caminho a seguir. Devo muito a esse ser de luz. Que Deus, em sua infinita bondade receba esse Senhor na casa do Pai. Saudades !
ResponderExcluir