Dra Stephanie Rezende Alvarenga Moulin Mares à frente da gruta de Bom Jesus da Lapa |
Bom Jesus da Lapa está localizada a oeste da Bahia, a 600 km de Brasília. A cidade conserva semelhanças com Bom Jesus do Itabapoana, que talvez muitos bonjesuenses lapenses não façam ideia...
A cidade baiana recebeu esse nome devido à devoção de seu povo ao Senhor Bom Jesus, representado pela imagem de Jesus Crucifixado. Bom Jesus do Itabapoana também. A festa das duas cidades ocorre em 6 de agosto, por ocasião da festa religiosa do Senhor Bom Jesus.
O padre que divulgou essa devoção aos baianos se chamava Padre FRANCISCO. Em nossa cidade, dois padres de mesmo nome também foram responsáveis pela promoção da fé ao Bom Jesus: Padre Antônio FRANCISCO de Mello e o Monsenhor FRANCISCO. As duas cidades também ficam à margem de rios muito importantes para a região: o rio São Francisco e o rio Itabapoana.
A origem do Padre Francisco, que foi o descobridor da região da Lapa, é portuguesa (como também é a origem de tantos bonjesuenses). Nascido em Braga (Portugal), o então monge chegou ao Brasil em torno de 1720. Após pintar afrescos para o então governador da Bahia, e cobrá-lo pelo serviço, foi fortemente injustiçado e preso. Na prisão, teve uma visão em que o Bom Jesus lhe aparecia e dizia: "vá até a minha gruta!". Francisco, após ser liberto, saiu pelo interior da Bahia, enfrentou os perigos da mata atlântica, passou pela região da Chapada dos Veadeiros, seguiu as margens do rio São Francisco, até que avistou uma grande montanha de pedra, e lá encontrou a gruta (lapa) de suas visões. Evangelizou índios, portugueses e muitos milagres começaram a ocorrer.
Coincidências à parte, o Santuário de Bom Jesus da Lapa está inscrito dentro dessa gruta, onde antes viviam índios, se escondiam onças e até mesmo serpentes. Milhares de baianos e brasileiros anualmente visitam a igreja e a gruta de Nossa Senhora da Soledade, também chamada de Nossa Senhora das Dores, aquela que ficou de pé ao lado do filho crucificado.
A fé daquele povo me faz lembrar muito da fé do meu povo, meu querido povo bonjesuense!
Que o Senhor Bom Jesus, que está na Lapa, às margens do Velho Chico, e também está aqui, às margens do Itabapoana, possa sempre nos abençoar!
Dra Stephanie é bonjesuense, atua como médica cardiologista em Brasília (DF) e é membro da Academia Bonjesuense de Letras
Dra. Stephanie e marido em frente ao Santuário |
Lapa às margens do Rio São Francisco |
Gruta da Santa Cruz no interior da Lapa |
Gruta da igreja de Bom Jesus da Lapa |
Gruta de Nossa Senhora da Soledade |
Pintura de Padre Francisco evangelizando portugueses e índios |
Nenhum comentário:
Postar um comentário