Os 103 anos de nascimento de Elcio Xavier foram comemorados no ECLB, com entusiasmo, com a presença de seu filho Rogério Loureiro Xavier |
"Elcio Xavier vive nas poesias, no voar das abelhas e no sabor do mel", escreveu Dona Apparecida Viestel, por ocasião do festejo dos 103 anos da data natalícia do saudoso Elcio Xavier, o Príncipe dos Poetas.
Dona Apparecida, notável personalidade histórica de nosso município, se refere ao fato do vate ter se apaixonado por abelhas, a partir de 1970, ocasião em que chegou a ser presidente de uma associação, por doze anos, além de publicar uma monografia intitulada "A Abelha e o Homem". Segundo ela, "é uma honra homenagear o meu professor no primário, no Instituto Euclides da Cunha em 1940".
A festividade da comemoração histórica ocorreu no auditório Dona Carmita, no Espaço Cultural Luciano Bastos, no dia 3 de maio, e contou com a presença do seu filho, Rogério Loureiro Xavier, e esposa Eloiza Bastos Xavier, além do sobrinho Samuel Xavier e esposa Lara Cerqueira de Oliveira.
A diretora do Espaço Cultural Luciano Bastos, Cláudia Bastos também participou da homenagem.
Estiveram presentes alunos da Escola Municipal Antônio Honório, de Bom Jesus do Norte, orientados pela pedagoga Giselle Santos Magalhães Pires, do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, sob a condução da profa. Maria Aparecida Tibério de Souza, e alunos do Centro Educacional Santa Rita de Cássia, sob a supervisão do prof. Bruno Cúrcio.
O público foi recebido por Gino Martins Borges Bastos, que ressaltou a importância de Elcio Xavier para a literatura nacional, nos seguintes termos:
"Elcio Xavier é bonjesuense, e um dos grandes nomes da literatura nacional. É necessário, portanto, que nosso município honre nossos heróis e preserve sua memória. Através da obra prima 'O Véu da Manhã ', Elcio teve o reconhecimento por parte da Academia Brasileira de Letras, por intermédio do notável escritor Adonias Filho, que asseverou que a poesia de Elcio Xavier é única, e que o vate "precisa ser lido". A crítica literária também festejou Elcio, através de Lúcio Cardoso, que afirmou que o livro "O Véu da Manhã" é um dos grandes acontecimentos literários dos últimos anos.
Além de poeta, Elcio foi grande escritor e excepcional memorialista, contribuindo para o resgate de nossa história. Elcio tinha um grande amor por Bom Jesus e idealizava projetos para o desenvolvimento econômico e cultural de Bom Jesus. Um deles de refere ao oferecimento de passeio de barco no rio Itabapoana, próximo à ponte, como meio de desenvolver o turismo. Outro projeto é o de oferecer ao público, todos os domingos, à tarde, apresentações culturais, no palco da praça Governador Portela. Outro projeto de Elcio é o de oferecer ao público a apresentação de música clássica, para promover o conhecimento e o gosto dessa qualidade musical. A preocupação de Elcio era o desenvolvimento cultural do nosso povo".
Em seguida, Giselle Magalhães informou que realizará um dos projetos de Elcio Xavier. Mensalmente, ela organizará o evento "CHÁ COM ELCIO XAVIER", ocasião em que apresentará músicas clássicas, promoverá a declamação de poesias de Elcio Xavier, assim como outras manifestações culturais. Segundo Giselle, "dessa forma, atenderemos um dos sonhos de Elcio, preservaremos sua memória e sua obra, e promoveremos o desenvolvimento cultural da nossa comunidade".
Rogério Xavier, por sua vez, disse o seguinte:
"Minha palavra é de gratidão. Estamos tirando Bom Jesus da gaveta. Meu meu pai, com 18 anos, foi servir ao Exército, por ocasião da 2a Guerra Mundial, e, lá, manteve contato com grandes escritores do país, desenvolvendo o seu dom para a literatura. Nada acontece por acaso. A cultura é maravilhosa. É importante que as pessoas, principalmente os jovens, passem a ler bons livros, que são boas sementes. É importante, também, respeitar o próximo, o 'quadrado' do outro. Meu pai é um herói, o 'Pai herói Elcio'".
As alunas do 8o. Ano B da Escola Municipal Antônio Honório, Beatriz Pimentel e Lauane Martins, declamaram a poesia "ROTA" do ilustre vate, dedicada ao grande escritor bonjesuense Delton de Mattos.
ROTA
Sombras na enseada que me vela
antes do Rio, entre consciências,
pairando junto ao prometido.
Verde nunca inviolável do som
que despertou a rosa dos meus olhos.
Luz partida no pensamento
que fecundou a ideia única
dos planos cristalinos,
sentidos meus no profundo,
no longínquo itinerário dos tempos
que constroem o desejo:
- que todos os dias sejam verdes,
todos os meus despertares como o hálito da rosa,
as tardes nunca menos que o azul turbante
junto aos corpos vivos no invisível,
e as noites, as fontes puras onde possa encontrar
as leis da eternidade e o meu Guia!
Posteriormente, Gino Bastos, juntamente com André Luiz de Oliveira, presidente do Instituto de Menores Roberto Silveira, entregaram a Rogério Xavier, uma placa de homenagem "In Memoriam" a Elcio Xavier.
Em seguida, o público presente cantou, com entusiasmo, a música "Esta canção é pra vc", de autoria de Valter Kisukuri, em homenagem a Elcio Xavier. O evento foi finalizado com o tradicional "Parabéns pra você!".
A TV Alcance cobriu, com o brilho de sempre, a festividade.
Uma certeza ficou em todos, ao fim do evento histórico: ELCIO XAVIER VIVE E É PARA SEMPRE!!
Rogério Loureiro Xavier e esposa Eloiza Bastos Xavier, com Samuel Xavier e esposa Lara Cerqueira de Oliveira, vendo-se, ao lado, o busto de Elcio Xavier |
Alunas da Escola Municipal Coronel Antônio Honório declamaram poesias de Elcio Xavier |
Rogério Loureiro Xavier, filho de Elcio Xavier |
Samuel Xavier, sobrinho de Elcio Xavier |
Rogério Loureiro Xavier recebeu, de André Luiz de Oliveira e Gino Martins Borges Bastos, placa de homenagem "in Memoriam" a Elcio Xavier |
Rogério Loureiro Xavier e esposa Eloiza Bastos Xavier |
Samuel Xavier e Lara Cerqueira de Oliveira |
Luis Otavio Barreto, o pianista que abrilhantou o evento histórico |
Alunos da Escola Municipal Coronel Antônio Honório |
A TV Alcance marcou presença com Isac Nascimento, seu filho Kaio, e o repórter Francisco Paulo |
Cláudia Bastos marcou presença na homenagem histórica a Elcio Xavier |
Que maravilha! Não tenho palavras para agradecer o carinho e a gentileza de manter viva a memória do meu querido e tão saudoso pai. Ele aos 102 anos tinha muitos projetos para a querida Bom Jesus, e com o incentivo tão importante do Dr Gino Bastos estava constantemente criando novas formas de manter sólido o resgate da história de Bom Jesus.
ResponderExcluirObrigada a todos que o homenagearam!
Elcio Xavier vive!