III Jornada de Museologia Social
Memórias afetivas de uma comunidade podem ser registradas, valorizadas e salvaguardadas por meio de diversas estratégias nos museus, pontos de cultura, centros culturais e iniciativas como, por exemplo, o nosso Parque, onde será realizada, no dia 20 de maio, a III Jornada de Museologia Social.
Na edição do evento deste ano, cuja programação vai das 10h às 16h, o espaço educativo e cultural da Light em Rio Claro recebe os representantes do Museu Casa da Cultura de Aperibé, diretor Marcelo da Cunha Hungria, e do Espaço Cultural Luciano Bastos, em Bom Jesus do Itabapoana, diretora Claudia Martins Borges Bastos do Carmo. As duas localidades ficam na região norte do estado.
Por intermédio da Superintendência de Museus, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e em sinergia com o Objetivo de Desenvolvimento Social ODS 17 – Parcerias e meios de implementação, será uma oportunidade de compartilhar o processo de criação desses museus comunitários e de que maneira preservam, divulgam e refletem sobre suas histórias, personagens, identidades, saberes e fazeres.
A intervenção artística, novidade na produção dos eventos de 2023, vivencia a memória afetiva marcossense. Uma performance teatral vai apresentar a personagem Maria, uma jovem poetisa na antiga cidade de São João Marcos prestes a ser desocupada. Enquanto organiza sua mala, ela se despede da casa onde mora escrevendo sobre a saudade. Na TV do Centro de Memória, será exibido o documentário ‘Seu Dedeco, cidadão de São João Marcos’.
SERVIÇO
III Jornada de Museologia Social
20 de maio de 2023
Das 10h às 16h
Entrada gratuita
VEJA TAMBÉM
Endereço
Estrada RJ 149, Km 20
(Estrada Rio Claro - Mangaratiba)
Rio Claro - RJ
contato@saojoaomarcos.com.br
Funcionamento
Saiba mais em Visite
Design de Estúdio Tiê | Desenvolvimento e manutenção de Simetria Arte e Comunicação.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário