segunda-feira, 1 de maio de 2023

Grupo de Folclore Padre Tomás Borba brilha e encerra, de modo magnífico, o Mês de Padre Mello


Grupo Folclórico Padre Tomás Borba, na Capela do Divino Espírito Santo, onde se encontram os restos mortais de Padre Mello, na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus 


Os dias 29 e 30 de abril concluíram com chave de ouro o "Mês de Padre Mello, 160 anos de luz", com a presença histórica do Grupo Folclórico Padre Tomás Borba, da Casa dos Açores do Rio de Janeiro. 

Há 26 anos, em 1997, esse mesmo grupo esteve em Bom Jesus do Itabapoana, intermediado pelo saudoso Ir. Ederaldo do Carmo, sobrinho-bisneto de Padre Mello, para recordar, então, os 50 anos de falecimento do célebre pároco açoriano.

Desta feita, a convite da Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES), presidido pelo genial Dr Nino Moreira Seródio, os membros visitaram, no dia 29, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, a Capela do Divino Espírito Santo, onde repousam os restos mortais de Padre Mello, e fizeram uma Oferenda Floral ao busto do pároco açoriano, localizado no átrio da Igreja.

Em seguida, visitaram as instalações do Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), onde ocorre a Exposição sobre Padre Mello. O pároco açoriano foi professor do antigo Colégio Rio Branco que, em 2011, foi transformado no ECLB. 

 À noite, o Grupo se apresentou na praça Governador Portela, encantando o público presente.

No dia 30, à noite, o Grupo Folclórico participou da inauguração da Sala de Padre Mello, na CAES, localizada no distrito de José Carlos, em Apiacá, com a presença de Maria Teresinha do Carmo Oliveira, mãe do saudoso Ir Ederaldo do Carmo e sobrinha-neta de Padre Mello.

Prosseguiu-se com outra grandiosa apresentação do Grupo Folclórico, no salão de festas da CAES. Posteriormente, foi comemorado o aniversário de Maria Dolores Pimentel de Rezende, comendadora e destacada escritora de São José do Calçado, membro da diretoria da CAES. A TV Alcance cobriu todos os eventos.

Ao final da presença do admirável Grupo Folclórico, nós, de Bom Jesus do Itabapoana e da Casa dos Açores do Espírito Santo, não temos palavras suficientes para agradecer à Casa dos Açores do Rio de Janeiro, fundada em 17 de julho de 1952, e ao Grupo Folclórico Padre Tomás Borba, pela imensa riqueza cultural que trouxe para nossa região, fortalecendo os sonhos e as lutas na construção de um mundo humanizado, fulcrado na nossa cultura e na nossa história. Só nos resta dizer que aqui será sempre, também, a casa de vocês!

Já foi dito que a história se faz com a marcha dos tempos. O Mês de Padre Mello, com seus diversos eventos, protagonizou uma estupenda caminhada histórica não só para Bom Jesus do Itabapoana e para a Casa dos Açores do Espírito Santo, mas - pode-se dizer, com orgulho - para todos os açorianos e açordescentes do mundo!


Visita do Grupo Folclórico Padre Tomás Borba à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus e oferenda floral no busto de Padre Mello (I)

Grupo Folclórico Padre Tomás Borba no interior da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus 




Oferenda Floral do Grupo Folclórico Padre Tomás Borba no busto de Padre Mello 

João Leonardo Soares, presidente da Casa dos Açores do Rio de Janeiro, e Daniel Gonçalves, Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado do Rio de Janeiro, realizaram, juntos com o Grupo Folclórico, a Oferenda Floral no busto de Padre Mello 

Grupo Folclórico Padre Tomás Borba à frente do busto de Padre Mello 


Fachada da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus na praça Governador Portela, é obra de Padre Mello 


Visita do Grupo Folclórico Padre Tomás Borba à Exposição sobre Padre Mello, no Espaço Cultural Luciano Bastos - Bom Jesus do Itabapoana (II)



Exposição "Padre Mello, 160 anos, dos Açores a Bom Jesus"


Francisco Gonçalves, escritor, compositor e cantor açoriano radicado no estado do Río de Janeiro, promoveu os laços de Bom Jesus e da CAES com a CARJ


























Apreensão do Grupo Folclórico Padre Tomás Borba na praça Governador Portela - Bom Jesus do Itabapoana (III)












A TV Alcance, de Isac Nascimento, cobriu todos os eventos do Mês de Padre Mello. Na foto, João Leonardo Soares, presidente da CARJ, e Daniel Gonçalves, Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado do Rio de Janeiro


Inauguração da Sala de Padre Mello, na CAES, distrito de José Carlos, Apiacá (IV) 


Dr Nino Moreira Seródio, presidente da CAES, e Antonio Soares Borges, vice-presidente 





Magistrado Dr Luiz Alberto Nunes da Silva e seu neto Lucca



Dr Antônio Soares Borges, Dr Nino Moreira Seródio, Dr Luis Alberto Nunes da Silva e o açoriano Francisco Gonçalves 



Apresentação do Grupo Folclórico Padre Tomás Borba na sede da CAES - Casa dos Açores do Espírito Santo (V





O açoriano Francisco Gonçalves e seu filho Daniel Gonçalves, Conselheiro da Diáspora Açoriana pelo Estado do Rio de Janeiro


João Leonardo Soares, presidente da Casa dos Açores do Rio de Janeiro 



José Antônio Alvarenga Borges, membro da CAES, cantou para o público presente 






Comemoração do aniversário da açordescente Maria Dolores Pimentel de Rezende (VI) 






Maria Dolores Pimentel de Rezende e Maria Cristina Borges, membros da direção da CAES

Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES) - foto de Everaldo Moreira Provalero   



Um comentário:

  1. E sempre com emoção que recebo as atualizações da história do meu torrão, saudações musicais.

    ResponderExcluir