quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Os 24 anos do Corre Coxia

  

Os irmãos Martha Salim (primeiro plano) e Pedro Salim fundaram a Companhia Corre Coxia há 24 anos. Na foto, com Maria de Lourdes Borges, na Praça Amaral Peixoto

Dirigida pelos irmãos Pedro Salim Júnior e Martha Salim, ícones de nossa cultura, a Companhia Corre Coxia, fundada em 22 de setembro de 1999,  estreou nos palcos no mesmo ano com a peça Além de Belém, a história do Natal contada ao som da MPB.

Focada em musicais, montou, mais tarde, outros três textos, que confirmaram a vocação: "Musical Canções e Momentos", que contou os 100 anos da Música Popular Brasileira; "Corações", que retratou os caminhos que percorrem uma relação de amor, e "Show Anos 70", a história de uma década através de inúmeras canções que resgatam costumes e ideologias dessa época. 

Outra preocupação da Companhia é a perpetuação do hábito de ir ao teatro, através da formação de plateias. Bem acolhido pelo público, o grupo - que surgiu de maneira despretensiosa, ao reunir assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e policiais - sempre atraiu um grande público. E embora ainda não seja possível a seus membros viver de arte no interior, eles garantem que é possível conciliar a "vida normal" com a "vida no palco". Sem fins lucrativos, mas nem por isso sem ambição, o Corre Coxia elaborou uma receita certeira para levar o público aos espetáculos: a inovação da Companhia está na no mix de linguagens para contar boas, dançantes e envolventes histórias.

Com efeito, o Corre Coxia tem atraído multidões em suas apresentações de alta qualidade, colocando-se entre as melhores do país.

O jornal O Norte Fluminense parabeniza Pedrinho e Martinha, assim como todos os integrantes da Companhia Corre Coxia pela data histórica.


(Arquivo)

Um comentário: