domingo, 17 de setembro de 2023

Os 93 anos de A Voz do Povo

  

Osório Carneiro findou A Voz do Povo em 06 de setembro de 1930

No 
dia 6 de setembro, o icônico jornal A Voz do Povo, fundado por Osório Carneiro, em 1930,  completou 93 anos de existência

Osório Carneiro, nascido em Laje do Muriaé (RJ), era, na época, figura das mais expressivas da sociedade bonjesuense. No dia 16 de outubro de 1930, foi nomeado "autoridade de fato" pelas Forças Expedicionárias Revoltosas da Revolução de 1930, investido "dos mais amplos poderes, prestando-lhe as forças revoltosas inteiro apoio e auxílio material em qualquer emergência".

Após curta duração da primeira fase de A Voz do Povo, Osório Carneiro restabeleceu o jornal no dia 5 de agosto de 1933, que  tem, desde então, circulação ininterrupta.

A Voz do Povo exerceu papel relevante na luta pela 2ª. emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, que veio a se concretizar no dia 1º de janeiro de 1939. 

As páginas do jornal constituem verdadeiras preciosidades, onde abrigaram escritores do peso de Padre Mello, Octacilio de Aquino, Romeu Couto, Elcio Xavier e Athos Fernandes, entre outros "monstros sagrados" da literatura bonjesuense, que nada ficam a dever aos grandes escritores do país.

O brilhantismo das páginas de A Voz do Povo se mantém ao longo do tempo até os dias de hoje, tendo como redatora a incansável idealista e visionária Drª. Nísia Campos que, junto com a secretária, Regina Lúcia, e o diretor Michel Saad, perseveram com o mesmo vigor dos seus fundadores, no ideal de luta por uma Bom Jesus do Itabapoana próspera e culturalmente desenvolvida.

O Norte Fluminense, fundado por Esio Bastos em 25 de dezembro de 1946, saúda "A Voz do Povo", por mais esta data natalícia!


"Monstros sagrados" de "A Voz do Povo", em agosto de 1939. Em primeiro plano, da dir. para a esq., José Maria Garcia, José Tarouquella, Renato Wanderley, Osório Carneiro, Padre Mello, Octacílio de Aquino e Romeu Couto. Em segundo plano, Dalton Tarouquella, "Dico", Neiva, Ernani Tarouquella, Onofre, "Totinho", Helio Garcio e Elvio Tarouquella.


Michel Saad, ex-deputado estadual, é diretor de A Voz do Povo

Drª Nísia Campos, redatora, e Regina Lúcia, secretária: vidas dedicadas ao A Voz do Povo

Um comentário: