terça-feira, 19 de setembro de 2023

Eliton Polverine: um exemplo de superação na vida através da música

 

Eliton de Souza Polverine, é músico bonjesuense com reconhecimento no exterior 


O bonjesuense Eliton de Souza Polverine, conhecido como "Muchacho", é um dos grandes músicos do país, com reconhecimento na Itália. Já esteve na Alemanha. Ele recebeu um Certificado de Mérito da Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES). Possui dois filhos com Edimara: Lucas 17 e Laura, 6. Segue entrevista exclusiva para o jornal O Norte Fluminense.

-  Onde e quando você nasceu? Quem são seus pais? Como foi sua vida de infância?
-  Nasci no dia 26 de abril de 1972, no hospital São Vicente de Paula em Bom Jesus do Itabapoana. Meus pais biológicos são Hélio Polverine e Erly de Souza Polverine. Depois que meus pais se separaram, infelizmente acabei ficando órfão aos 4 anos. Fiquei abandonado pelas ruas de Bom Jesus. Passavam pessoas e me pegavam. Me colocavam em um carro e me levavam para a casa. Várias dessas pessoas, contudo, me faziam muito mal. Me batiam muito, me faziam até de escravo. Muitas vezes eu fugia para não apanhar mais. Daí eu voltava a viver pelas ruas, passando muita fome e muito frio. Infelizmente, são lembranças que não se apagam de nossas mentes. Depois de tanto sofrer, contudo, Deus colocou um anjo em minha vida, o Senhor Nilo Rodrigues de Oliveira, que me acolheu junto com a Senhora Anézia Teixeira de Abreu. Depois de sofrer até os meus quase 8 anos, fui adotado por uma família onde recebi muito amor e carinho. Fui adotado pelo Senhor Nilo Rodrigues de Oliveira e pela Senhora Anézia Teixeira de Abreu. 


- Quais os educandários onde você estudou?
- Estudei no Colégio Antonio Honório, onde me formei em Contabilidade e Custos. Estudei do primeiro ano até me formar. 

 - Quais os músicos que exerceram influência sobre você?
- Comecei a aprender música logo assim que o Senhor Nilo (Maestro da Lira Operária Bonjesuense) me pegou para morar com ele, ou seja, aos 8 anos. Desde então, surgiu meu gosto pela música. Quem me influenciou a tocar foi meu pai adotivo Nilo Rodrigues de Oliveira, que me ensinou que a música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma através do som. 

- Qual foi o primeiro instrumento musical que você tocou?
- O primeiro instrumento musical que toquei foi a requinta. Toquei requinta por 5 anos. Depois, passei a me dedicar ao saxofone, que toco há 36 anos. 


Requinta foi o 1º instrumento musical aprendido por Muchacho 


- Desde quando você integra a Lira Operária Bonjesuense?
-Me dedico à Lira Operária Bonjesuense há 41 anos, com muito orgulho. 

- Qual sua avaliação sobre o Hino da Alva Pomba, tocada anualmente pela Lira Operária Bonjesuense, durante a Festa de Agosto?
- O Hino da Alva Pomba, conhecido como Hino do Espírito Santo, no Arquipélago dos Açores, é um dos  hinos mais bonitos religiosamente falando. Esse hino foi composto pelo Padre Delgado da ilha de São Miguel (Arquipélago dos Açores/ Portugal) e foi trazido pelo Padre Mello, que veio para cá em 1899, para ser tocado durante as Festas do Divino. 

- Você já tocou em outras Liras? Você se apresenta em festas?
- Eu já toquei em outras Liras e faço apresentações em alguns lugares, mas muito poucos. Me apresento muito mesmo é na Itália, para onde viajo com certa regularidades, onde toco em Restaurantes italianos.

- Como surgiu o apelido de Muchacho?
- Esse apelido surgiu há muitos anos, porque eu costumava chamar todos de muchacho, até na Europa. "Fala muchacho, fala muchacha!". Daí pegou esse apelido.

 - Você já teve a ideia de formar um grupo musical no estilo do saudoso Samuel Xavier?
- Sempre tive ideia de formar um grupo musical do tipo de "Samuel Xavier e seu Conjunto", mas infelizmente é muito difícil atualmente fazer uma articulação dessa natureza com os músicos. Por esse motivo, toco sozinho. Às vezes, toco em alguns aniversários de alguns amigos também.


Muitos bonjesuenses consideram possível formar um grupamento no estilo de "Samuel Xavier e seu Conjunto"


 - Você possui projetos na área musical?
- Tenho projetos na área musical sim, e espero um dia realizá-los. 

- Que mensagem você deixa para as novas gerações?
- Uma mensagem que eu deixaria para as novas gerações é que sempre procurem fazer o bem, não importa a quem. E que tragam para suas vidas um orgulho para seus pais e para elas mesmas!

Maestro Nilo Rodrigues de Oliveira e seu filho de criação Eliton de Souza Polverine, o Muchacho, um dos grandes músicos do país 


Eliton de Souza Boa tarde, Muchacho!

Seguem as perguntas iniciais para a entrevista. Podemos inserir outras de seu interesse.

Entrevista 

1. Qual é o seu nome completo?
2. Qual a sua data de nascimento e filiação? Pode informar, também, sobre outros ascendentes, assim como os locais de origem?
3. Quais os educandários onde estudou?
4. Como e quando surgiu seu gosto pela música?
5. Quais os músicos que te influenciaram?
6. Qual foi o primeiro instrumento musical que você tocou?
7. Desde quando você se dedica ao saxofone?
8. Desde quando você integra a Lira Operária Bonjesuense?
9. Qual sua avaliação sobre o Hino da Alva Pomba, tocada  anualmente pela Lira, durante a Festa do Divino?
10. Você já tocou em outras liras? Você se apresenta em festas?
11. Você tem ideia de formar um grupo musical no estilo de Samuel Xavier e sua banda?
12. Onde exerceu suas atividades profissionais?
13. Você possui projetos na área musical?
14. Que mensagem você deixa para as novas gerações? tarde, Muchacho!

Seguem as perguntas iniciais para a entrevista. Podemos inserir outras de seu interesse.

Entrevista 

1. Qual é o seu nome completo?
2. Qual a sua data de nascimento e filiação? Pode


















Eliton de Souza Polverini recebeu Certificado de Mérito da Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES)


Nenhum comentário:

Postar um comentário