sábado, 21 de junho de 2014


PRÉDIOS HISTÓRICOS DOS AVÓS DOS GOVERNADORES ROBERTO E BADGER SILVEIRA SERÃO PRESERVADOS


Margarida Teixeira Borges é a proprietária da área onde estão dois prédios históricos localizados na região conhecida como Quebrados, e  que pertenceram a Antônio Ignácio da Silveira e Maria Borges da Silveira, e avós paternos dos governadores Roberto e Badger Silveira.

Antônio Ignácio da Silveira participou ativamente para que Bom Jesus do Itabapoana alcançasse a 1a. emancipação ocorrida em 25 de dezembro de 1890. Em 1891, foi nomeado ao cargo de 1o. fiscal do 1o. distrito, por  Pedro Gonçalves da Silva, presidente do Conselho de Intendência, que corresponde ao cargo de prefeito. Em 1906, foi eleito Juiz de Paz.

Um dos prédios históricos é a parte que restou da residência do casal. O outro é a conhecida como Casa do Moinho, localizada em frente à residência.

Margarida e sua filha Carmozina Teixeira Borges lutam para preservar este patrimônio histórico.

 

A RESIDÊNCIA DOS AVÓS PATERNOS DE ROBERTO E BADGER SILVEIRA



Parte da casa onde residiram os avós paternos dos governadores Roberto e Badger Silveira



Jorge Souza Neves, 62 anos, nasceu na Fazenda São Tomé, adiante de Quebrados, onde residiram posteriormente Boanerges Borges Silveira e sua esposa Maria do Carmo Silveira, conhecida como Biluca, pais dos governadores Roberto e Badger Silveira. 


Atualmente, trabalha na região onde residiram os avós paternos dos governadores.
 
 Segundo Jorge, "nasci, com meus 22 irmãos, na Fazenda São Tomé, de 'seu Boanerges'. Meus pais José Galdino de Souza e Amélia de Souza sempre elogiaram o pai de Roberto Silveira", salienta.


A respeito da casa de Quebrados, onde residiram Antônio Ignácio da Silveira e Maria Borges da Silveira, Jorge salienta: "Aqui, em Quebrados, havia uma casa alta com assoalho, mas parte dela desabou. Os tijolos e madeiras estão guardados na Casa do Moinho. Eu já morei durante 3 anos na parte que restou da casa e continuo morando na zona rural. Fui criado na roça e não aguento morar na cidade", salienta.



"A cozinha da antiga casa desabou, assim como ocorreu com outra parte da mesma. Resta, contudo, uma parte da casa onde residi por três anos", diz Jorge Souza Neves

A CASA DO MOINHO





A Casa do Moinho, localizada em frente à referida residência, é outro patrimônio histórico que, embora ameaçado, deve receber os esforços para ser preservado.


 




Carmozina Teixeira Borges, filha de Margarida Teixeira Borges e Acyr Alvarenga Borges, é, como a mãe, apaixonada pela história. 
  




   
De famílias tradicionais, seus avós maternos são Joaquim Teixeira Reis e Maria Tereza de Moraes Reis. Os avós paternos são Tertuliano Borges Ribeiro e Carmozina Alvarenga Borges.


 Apesar dos riscos que correm os imóveis históricos, Carmozina não perde a esperança em poder preservar esta parte significativa da história de Bom Jesus do Itabapoana.

  
Carmozina Teixeira Borges e a mãe Margarida Teixeira Borges lutam para preservar o patrimônio histórico

 

No dia 10 de agosto, durante o 2o. Passeio Cultural de Bom Jesus do Itabapoana, estes imóveis serão visitados, antes do lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, que ocorrerá às 14h, no Sítio Rio Preto, em Calheiros, 2o. Distrito de Bom Jesus do Itabapoana, onde os governadores nasceram.




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário