sexta-feira, 13 de junho de 2014


PÉROLA ARQUITETÔNICA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA É OBRA DE MAGISTRADO DE NITERÓI (RJ)


Prédio construído pelo magistrado Emmanuel Pereira das Neves foi preservado pelo libanês Merhige Saad


A pérola arquitetônica localizada na Praça Governador Portela, em Bom Jesus do Itabapoana, é obra do magistrado Emmanuel Pereira das Neves que veio exercer suas funções em nosso município e casou-se com Maria Borges Pereira das Neves. 

É o que nos informa João Baptista Ferreira Borges, conhecido como Joãozinho Borges, filho de Zezé Borges, o primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, após sua segunda emancipação, e irmão de Maria Borges.

Em entrevista de Ismélia Silveira, viúva do ex-governador Roberto Silveira, ao O NORTE FLUMINENSE, a mesma esclareceu que seu pai, o libanês Merhige Saad, adquiriu o prédio de Pereira das Neves.


Joãozinho Borges, filho de Zezé Borges, o primeiro prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, após sua segunda emancipação


Segundo Joãozinho Borges, na época da nomeação do dr. Emmanuel, foi nomeado, também, como Promotor de Justiça para atuar no município, o dr. Benjamin Aman: "Dr. Emmanuel e minha irmã tiveram oito filhos: José Augusto Pereira das Neves, Emmanuel Pereira das Neves Filho, Maria Elizabeth, George, Tadeu, Fernando, Maria Cristina e Maria Elizabete. Todos os filhos se formaram em engenharia. Um deles, Tadeu, contudo, se formou também em medicina. Emmanuel Filho  faleceu com 40 anos de idade e deixou 15 edifícios construídos em Niterói", salienta.

Dentre os filhos de dr. Emmanuel, José Augusto Pereira das Neves, nascido no dia de março de 1943, destacou-se como deputado estadual e, de acordo com Joãozinho Borges, "se não fosse o golpe militar, teria sido eleito deputado federal".

No dizer do mimosense Cleber Coimbra, "nossa região é repleta de grandes histórias". Esta é mais uma que será objeto, futuramente, de matéria por O NORTE FLUMINENSE.




2 comentários:

  1. José Augusto Pereira das Neves é a identidade de quem poderia estar dando opções ao eleitorado desejoso de uma classe politica de alto nível. Competente veio de Bom Jesus, conquistou admiração e, pela sua competência, presidiu a União Fluminense dos Estudantes e foi deputado estadual. O regime militar privou-nos de pessoas gabaritadas para a missão política. Pena que já não tenha idade para mostrar como se pratica a boa politica. O maldito regime tirou-nos valores como Sadi Bogado, Humberto El Jaick e tantos outros cassados criminosamente. ,

    ResponderExcluir
  2. Esta é a tipica memória de nossa querida B.Jesus, que construiu nossa história. Parabéns ao O Norte Fluminense, que mantém viva nossa história.

    ResponderExcluir