sábado, 21 de junho de 2014


HISTORIADOR  BONJESUENSE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO


Adilson Figueiredo realizará exposição e palestras a partir do dia 07 de agosto


Segundo o historiador e artista plástico bonjesuense, Adilson Figueiredo, o 1o. Conselho da Intendência, equivalente à Prefeitura e à 1a. Câmara de Vereadores, que se estabeleceu com a 1a. emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, ocorrida no dia 25 de dezembro de 1890, teve como sede o prédio onde funciona atualmente o Big Hotel.

De acordo com Adilson, "é significativo que o prédio onde funcionou a prefeitura e a Câmara dos Vereadores durante a 1a. Emancipação esteja até hoje preservado, assim como a residência do 1o. prefeito, Pedro Gonçalves da Silva".

Este prédio foi também sede do Paço Municipal por ocasião da 2a. Emancipação de Bom Jesus do Itabapoana, ocorrida no dia 1o. de janeiro de 1939, quando Zezé Borges assumiu o cargo de Prefeito.

Adilson Figueiredo salienta, ainda, que foi no prédio onde está instalado atualmente o Big Hotel que funcionou o 1o. Grupo Escolar Pereira Passos: "Depois ele mudou de local, e hoje, passou a ser chamado de Colégio Estadual Governador Roberto Silveira".

O historiador, que esteve no ECLB articulando a exposição e as palestras que proferirá a partir do dia 7 de agosto, ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico. Além disso, fez conhecer várias fotos históricas de seu acervo pessoal, que serão divulgadas futuramente pelo ECLB e pelo O NORTE FLUMINENSE.



QUATRO PRÉDIOS DO SÉCULO XIX ENCANTAM A CENTENÁRIA PRAÇA GOVERNADOR PORTELA

 











OUTRAS RELÍQUIAS DA PRAÇA GOVERNADOR PORTELA


PRÉDIO DA DÉCADA DE 1920


Prédio da década de 1920: residência do 1o. Prefeito Municipal de Bom Jesus do Itabapoana ( por ocasião da 1a. Emancipação)



Outro prédio construído na década de 1920


Prédio da década de 1950 com cinema com capacidade para mil pessoas: edificado pelo libanés Merhige Hanna Saad









Nenhum comentário:

Postar um comentário