domingo, 29 de junho de 2014

BONJESUENSE QUER HOMENAGEM A BADGER SILVEIRA



André Luiz de Oliveira: construindo a democracia participativa



O bonjesuense André Luiz de Oliveira encaminhou à Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana dois ofícios.

O primeiro, remetido no dia 12 de maio, solicita a nomeação de uma rua, homenageando o ex-governador Badger Silveira. No dizer do documento, "Estranhamente, embora Badger Silveira tenha sido uma importante personalidade e injustiçado pelo golpe militar, até hoje não teve seu  nome lembrado na história bonjesuense, o que merece imediato reparo".

No segundo ofício, datado de 25 de junho passado, André solicita à Câmara de Vereadores idêntica homenagem ao libanês Merhige Hanna Saad, que adotou Bom Jesus do Itabapoana como seu lar, assim como a Manoel Araújo dos Santos, ex-vereador, e amigo de infância dos governadores Roberto e Badger Silveira. No mesmo documento, André solicita a concessão de título de cidadão bonjesuense ao espanhol Faustino Ruiz Fernandez, que, há anos, acolheu também Bom Jesus do Itabapoana como lar, assim como a seu filho, Tino Marcos, o consagrado repórter esportivo da TV Globo, que foi criado em Bom Jesus e é casado com uma bonjesuense.

Segue o teor dos dois ofícios.

 

Bom Jesus do Itabapoana, 12 de maio de 2014


Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, Dr. Luciano de Souza Nunes,




ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA, brasileiro, casado, residente à rua Itaperuna, no. 175, Bairro Lia Márcia, ..., vem respeitosamente diante de Vossa Excelência sugerir que esta Colenda Câmara de Vereadores apresente e aprove projeto de lei homenageando o ex-governador bonjesuense BADGER SILVEIRA, cassado pela ditadura militar instalada no país em 31 de janeiro de 1964.

Sugerimos, ainda, que a homenagem ocorra dando um nome de rua ao ilustre bonjesuense. Entendemos, outrossim, que seria justa e correta a mudança do nome da rua 15 de Novembro para ser nominada de rua Governador Badger Silveira, uma vez que tal rua desemboca na Praça Amália Teixeira onde residiu Badger e seu irmão Roberto Silveira.

Estranhamente, embora Badger Silveira tenha sido uma importante personalidade e injustiçado pelo golpe militar, até hoje não teve seu  nome lembrado na história bonjesuense, o que merece imediato reparo.


Atenciosamente,


André Luiz de Oliveira

..............................................................................................................................................................

Bom Jesus do Itabapoana, 25 de junho de 2014


Ilmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana,
Dr. Luciano Nunes,


ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA, brasileiro, casado, residente à rua Itaperuna, n. 175, Bairro Lia Márcia, nesta cidade,..., vem respeitosamente indicar a Vossa Excelência, que, consultando seus pares, realize necessárias homenagens, através de nomes de ruas, às seguintes personalidades:

Merhige Hanna Saad, libanês que aqui se radicou e colaborou para o grande desenvolvimento de nosso município. Foi ele quem construiu com sua capacidade visionária, por exemplo, o prédio Monte Líbano, localizado na Praça Governador Portela, com cinema com capacidade para mil pessoas. Certa vez, quando lhe sugeriram que aplicasse os seus lucros na cidade do Rio de Janeiro, ele replicou: - aplicarei em Bom Jesus do Itabapoana, o que aqui eu ganhei. Deve ser mencionado, ainda, que, ao retornar de Niterói (RJ) onde fora para um tratamento de saúde, dirigiu-se ao cinema, cumprimentou os funcionários; em seguida, entrou em sua casa e, em companhia da mulher, Alzira, percorreu cada cômodo da residência, dizendo à mesma: - aqui é o nosso lugar. Momentos depois, faleceu.

Manoel Araújo dos Santos, conhecido como Neneco, ex-vereador pelo distrito de Calheiros. Foi amigo, desde infância, dos governadores Roberto e Badger Silveira. Quando crianças, todos se deslocavam até a escola da Barra do Pirapetinga, onde estudavam com a professora Olga Ebendinger.

Indica, ainda, que sejam conferidos títulos de cidadãos bonjesuenses a

Faustino Ruiz Fernandez, espanhol radicado em Bom Jesus do Itabapoana há vários anos. Seu pai e tio, oriundos da Espanha, construíram a porta e os bancos da majestosa Igreja Matriz. Casado com a bonjesuense Maria Aparecida Baptista, é pai do famoso jornalista esportivo Tino Marcos. Certa vez, em entrevista a um jornal local, afirmou: “Sempre vou a Madri, rever os parentes. Quando chego lá é tudo uma grande emoção por revê-los e aos amigos mas, passado um mês, já fico com vontade de retornar a Bom Jesus do Itabapoana, ao meu cantinho, onde vivo com tranqüilidade e paz. Aqui é o lugar que adotei para viver” e

Tino Marcos, filho de Faustino Ruiz Fernandez, com a bonjesuense Maria Aparecida Baptista, constitui uma personalidade nacional. Foi criado em Bom Jesus do Itabapoana e é casado com a bonjesuense Virgínia Maria Baptista. Está sempre em nossa cidade, por quem nutre carinho e consideração.

Atenciosamente

ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA






Um comentário: