quinta-feira, 19 de maio de 2016

TOCHA OLÍMPICA BRILHA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA




Foto: Cristina Boniolo



Texto do site da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana

Muita emoção e uma organização sem falhas marcaram a passagem da Tocha Olímpica por Bom Jesus do Itabapoana nesta segunda-feira (16/05) que já entrou para a história da cidade. Oito pessoas tiveram o privilégio de conduzir o fogo simbólico dos Jogos Rio 2016.
O comboio com cerca de 200 pessoas, que saiu hoje cedo de Juiz de Fora (MG), chegou a Bom Jesus pouco depois das 16 horas e foi recepcionado pela equipe da Prefeitura e os condutores na quadra do IFF (Instituto Federal Fluminense), na entrada da cidade.
Logo em seguida, três estudantes da rede pública, escolhidos através de concurso de redação, entregaram a primeira tocha ao condutor Adilson Pintor, de 62 anos. Ele percorreu os primeiros 200 metros e acendeu a tocha de Leyla Concha, que é funcionária dos Correios.
O terceiro condutor também representou as mulheres. Camilla Garcia sempre praticou esportes e há dois anos participa de corrida de fundo nas ruas. Ela passou a chama olímpica ao professor José Guilherme Vieira, que há muitos anos desenvolve um trabalho com jovens na APAE de Bom Jesus.
O quinto condutor foi o também professor Raphael Santos, que trabalha numa escola pública do distrito de Carabuçu, 4° distrito do município. Raphael acendeu a tocha de outro professor: Ewerton Dias, que ensina Judô a jovens do Complexo Esportivo Sebastião Pimentel Marques, além de trabalhar em academias.
O judoca passou a chama para Sandro Reis, conhecido na cidade como Cocão, um inovador que já ganhou prêmios internacionais na área de reciclagem. Até esse momento, os condutores eram os escolhidos pelos patrocinadores do revezamento (Coca-Cola, Nissan e Bradesco) e do responsável pela logística (Correios).
O oitavo e último condutor foi escolhido pelo município de Bom Jesus do Itabapoana. Márcio da Silva é professor do Instituto Eber Teixeira de Figueiredo (Brizolinha) e sempre se dedicou aos esportes, mesmo antes de escolher a profissão. Ele criou as Olimpíadas Internas, que já estão na oitava edição, e trabalha como voluntário em equipes de vôlei e handebol.
Márcio foi muito aplaudido quando chegou à Praça Governador Portela e aproveitou ao máximo seu momento de emoção. Em frente à Matriz do Senhor Bom Jesus se ajoelhou, depois subiu as escadas, onde foi recebido pelos Amantes da Arte e pela Folia de Reis. Subiu num pequeno palanque e mostrou a tocha a todos que estavam na praça.
Após a chegada do fogo olímpico ao palco a multidão seguiu vibrando e a Prefeita Branca Motta fez os agradecimentos a todos que, de alguma forma, participaram do evento:
- Agradeço a toda a equipe da Prefeitura, às escolas do município, às instituições estaduais e federais que apoiaram na segurança e no trânsito. Muito obrigada aos empresários, ao nosso pessoal da Saúde. Enfim, agradeço ao povo de Bom Jesus do Itabapoana, que prestigiou esta festa que ficará para sempre em nossos corações, finalizou.
Depois que o comboio deixou Bom Jesus rumo a Cachoeiro palco principal: bandas, fanfarras, grupos de dança e de zumba mantiveram o público concentrado na Praça Governador Portela por mais de uma hora.



Foto: Cristina Borges

A polícia e as equipes de saúde informaram que não houve nenhuma ocorrência que necessitasse de intervenção. As ruas principais da cidade estão liberadas ao trânsito de veículos e as linhas de ônibus já voltaram a seus itinerários normais.


Foto da Organização



VERSOS DE
JOÃO AUGUSTO DE LIMA ROCHA
 (Salvador/BA)


Luminosa é a tocha olímpica
Que incentiva a paz humana;
Agora, bem fulgurante,
Chega na terra bacana
Que o Bom Jesus protege
em todo o Itabapoana!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário