segunda-feira, 12 de setembro de 2016

“Para vós, meus versos”


                   
 Se de ti eu tanto gosto,                                 No morro, a ventania,          
 contigo quero casar,                                     a pipa duma criança,
 numa manhã de agosto,                               do vento, seja qual dia,
 frente a frente, no altar.                               velho barroco, balança.

Tuas rendas, que bonitas,                             Diz para vós, este Zé:
para noivas, e não só,                                    Faço versos não à toa,
para Alices, e Ritas...                                     há dias, julgo até,                         
também sim, pra minha avó.                          são raízes do Pessoa!                    

Em outros tempos, fui musa,                        As rosas, que belo cheiro,
dum rapaz que muito amava,                       a vender, muito dinheiro.
se vestia linda blusa,                                     Cheiroso, o verde limão,                                                    
com suas mãos, alisava...                               no meu pomar, tantos são!                            

Nem todo fogo, tem chama.                          É tenor, tem muita fama,
Ele me quer, sou amada,                               no palco canta Granada,
me chama pra sua cama,                               quando noite, se na cama,                          
e nunca fico enfadada.                                   sua  esposa é: cantada!
                                            
 Estás de nós tão distante                           Tenho um relógio sem horas,
não, não mais o meu abraço,                       o vejo de vês em quando,
mas sempre estarás presente,                      sem concerto, sem melhoras,
nos versos que tanto faço.                            eu não sei ás quantas...ando!

Linda eras tal princesa,                                Desculpem roubar-lhes tempo,
a tua voz encantava,                                     da leitura a canseira,
inda hoje a certeza,                                       muito pior ao momento   também   de mim, tanto amavas.                                  roubar a vossa carteira!

(pipa,brinquedo com barbante comprido)


                                         07/09/2016  ---  J. Pais de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário