terça-feira, 13 de setembro de 2016

XADREZ É CONQUISTA CULTURAL DAS DUAS BOM JESUS



É na biblioteca do Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) localizada na cidade vizinha de Bom Jesus do Norte (ES) que, todas as segundas e terças feiras, a partir das 18h, o professor Fábio de Souza Vargas ministra aulas de xadrez gratuitamente para jovens a partir de 12 anos de idade.

Este projeto, mantido pela prefeitura capixaba, existe desde o dia 1º/05/2009, mas o mestre tem se dedicado ao xadrez na região, especificamente em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), desde o ano de 1999, quando fundou o Centro Educacional Novo Caminhar. Posteriormente, Fábio Vargas implantou o xadrez na rede pública municipal do município fluminense, que tem no esporte-ciência-arte uma importante ferramenta pedagógica, estimulando a concentração e o planejamento, entre outros benefícios, a todos os alunos.


Na prática, é como se a biblioteca fosse um clube de xadrez, prestando relevantes serviços à região. Segundo Fábio, "há 147 enxadristas da região cadastrados, das duas Bom Jesus, São José do Calçado (ES) e Apiacá (ES)".

A jovem Edevane Vieira, uma das presenças certas na biblioteca, foi campeã, recentemente, de um torneio realizado na AABB, em Itaperuna (RJ), enquanto o dr. Eduardo Ribeiro está se preparando para as competições oficiais no Espírito Santo.

José Ronaldo Mascarenhas, outra presença é certa às segundas e terças feiras, é ícone do xadrez em nossa região, sendo campeão das olimpíadas, na década de 1970.

Professor Fábio de Souza Vargas revolucionou o xadrez nas duas Bom Jesus



                                                                             Mateus Pimentel
Edilaine Vitória


Gabriel de Souza Pisone





Um comentário: