sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

ROBERTO ELIAS: QUE A CHAMA NÃO SE APAGUE

                                                                                  Foto de André Luiz de Oliveira
Roberto Elias Figueiredo Salim Filho: compromisso com a História


No dia 1º de janeiro, assumirá como prefeito de Bom Jesus do Itabapoana o jovem Roberto Elias Figueiredo Salim Filho. Como vice-prefeito, tomará posse Paulo Sérgio Travassos do Carmo Cyrillo. 

Roberto Elias é bisneto de Gauthier Figueiredo que, por ocasião do seu segundo mandato, nos idos de 1960, ao se dirigir para um encontro com o governador do estado, morreu em desastre de avião – que colidiu com uma aeronave norte-americana - e seu corpo desapareceu  na baía da Guanabara. Paulo Sérgio é filho do ex-prefeito Paulo Sérgio do Canto Cyrillo, um dos políticos mais conceituados e influentes em nosso município.

No dia 10 de julho de 2014, Roberto Elias e Paulo Sérgio Filho assumiram, por uma semana, o comando da prefeitura, até que uma liminar do TSE, proferida pelo ministro Dias Toffoli, garantiu no cargo a atual prefeita Branca Motta até o final de seu mandato.



Gauthier Figueiredo foi prefeito de Bom Jesus por duas vezes

A posse de Roberto Elias será portanto a quarta da família e traz consigo a responsabilidade com nossa história e nossa cultura.

Gauthier, além de prefeito, era pessoa devotada à cultura, a qual transmitiu às novas gerações da família. Músico, costumava tocar seu precioso violino Stradivarius – que hoje está cedido a um jovem violinista bonjesuense – nos cultos da Igreja Presbiteriana no distrito de Rosal, onde foi criado.

Roberto Elias já deu demonstração de apreciação da cultura, seguindo a linha de seu bisavô: compareceu ao Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto - onde nasceram os mandatários - e ali pôde ver fotos de Gauthier acompanhando o então governador Roberto Silveira, em momentos importantes de Bom Jesus. Paulo Sérgio Filho também esteve no Memorial, que teve apoio incondicional de seu pai, que, consciente da importância histórica da instituição, elaborou também graciosamente a planta do prédio.

Uma coisa é a disputa eleitoral. Outra, mais difícil, é a administração. Corrupção e ineficiência são males sempre presentes em qualquer administração, a exigirem maior responsabilidade e controle efetivo em cada órgão público.

Assim, necessária a transparência, a confiança e a garantia no futuro, assim como a sensibilidade na crença da força do povo e, em especial, na juventude. Neste sentido, é imperioso que se labute para que jamais se apague a chama dos sonhos divulgados por ocasião da campanha eleitoral.

Bom Jesus do Itabapoana possui uma rica tradição de lutas. A capacidade de rebelião bonjesuense  está registrada desde suas origens. Quando o governador Porciúncula, em 1892, retirou-nos a autonomia, nos impondo a condição de distrito de Itaperuna, os bonjesuenses não aceitaram o vil decreto e nomearam por si próprios os novos prefeito e vereadores. 

A luta pela emancipação continuou incansavelmente, por décadas, consumando-se novamente apenas no dia 1º de janeiro de 1939, por ato do Interventor Amaral Peixoto, que nomeou como primeiro prefeito nesta nova fase, José de Oliveira Borges, o Zezé Borges.

Roberto Elias repetirá, portanto, no próximo dia 1º,  o mesmo gesto  de Zezé Borges há exatos 78 anos. E voltará a fazer o gesto feito por seu  bisavô Gauthier por outras duas vezes. Há, assim, um liame histórico entre os acontecimentos passados e o vindouro.

Bom Jesus já teve dois momentos áureos decorrentes do período do café e da cana de açúcar. Nestas épocas, foram gestadas instâncias de grande desenvolvimento cultural. Se é verdade que a economia teve seu declínio, como em toda a região - o que se mantém até os dias atuais - o fato é que a força de nossas raízes culturais se perpetuaram em nosso meio, sponte propria, mesmo com a indiferença e/ou desprezo dos detentores do poder público municipal ao longo dos anos.

Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, incluindo os municípios, Roberto Elias poderá fazer a diferença caso, olhando para a nossa história, se volte para o futuro levando em conta a força cultural existente em Bom Jesus.

Tem-se dito que investir na cultura é "barato" para os administradores, mas não resulta em voto. É hora de desmistificar esse assertiva, e Roberto Elias terá a oportunidade de fazer as transformações necessárias que nossa gente espera.

A maior contribuição para o desenvolvimento de nosso município, diante do quadro de crise em que vivemos, há de ser o permanente controle dos atos administrativos, permitindo a maior eficiência no setor público e nos investimentos, especialmente na área cultural, que é um dos maiores legados de nossos antepassados.
                                                      Foto de André Luiz de Oliveira
 Roberto Elias Figueiredo Salim Filho, Paulo Sérgio do Canto Cyrillo e Paulo Sérgio do Canto Cyrillo Filho: que a chama não se apague.







3 comentários:

  1. Fico na torcida para que o prefeito eleito realize os anseios dos conterrâneos bonjesuenses.
    FELIZ ANO NOVO.
    https://www.facebook.com/100000476271616/posts/1674694839223042/

    ResponderExcluir
  2. Soube que o Tatu já não caça com o Paulo Sérgio (pai).

    ResponderExcluir
  3. A foto dos três juntos, é do tempo de campanha.

    ResponderExcluir