quarta-feira, 10 de maio de 2017

Grafite feito em muro vira obra de arte gigante em Trajano de Moraes






Artista Marlon Muk projetou através do spray a natureza do bairro Represa

O bairro Represa em Trajano de Moraes ganhou pela primeira vez mais cores nos últimos dias. Uma iniciativa da prefeitura em parceria com o artista Marlon Muk, renovou a paisagem do local. Quem passa pela principal rua do bairro observa com facilidade um colorido múltiplo ao ar livre. Esquecido nos últimos oito anos, o local que abriga também o Horto Municipal, vive agora dias de esperança.

O desenho no muro feito pelo artista caiu no gosto dos moradores, e até as crianças botaram a mão na tinta. “O painel mostra como vivia e como pretende viver a sociedade trajanense. Retratei a realidade que o local conceitua, até por ser um bairro de gente ordeiro e com percentual enorme de crescimento”, disse Marlon.

A arte feita com spray, encontrada em muros ou painéis cidades a fora, ganhou a credibilidade do prefeito Rodrigo Viana. “Convidei o artista Marlon Muk, para retratar esse paraíso herdado pelo bairro, através de desenhos que mostre o verde das matas, os pássaros e dos caminhos antes escondidos pelas árvores. Desse jeito foi possível revelar através de cada jato de tinta, um mundo diferente aos olhos humano”, destacou o prefeito.

Com o convite, o sonho de um menino de interior e que sempre passou férias em Trajano, estava prestes a ser realizado. “Faltava só uma pitada de boa vontade e o toque necessário que todo artista precisa: apoio e incentivo. E foi isso que o prefeito Rodrigo Viana fez comigo. Ele me deixou sonhar e hoje esse sonho se tornou realidade”, comentou Marlon.  

Conterrâneo de famílias trajanense, uma de suas vontades sempre foi deixar sua assinatura artística registrada na cidade que escolheu para ser refúgio nas horas de lazer. Para a confecção do painel gigante, foram usadas cerca de 120 latas de spray de várias cores, tinta para selar, rolos, tabuleiros e muita dedicação de um artista apaixonado pelo que faz.

Na opinião do prefeito, o grafite deve ser considerado um movimento artístico. “Essa também é uma forma de criar um diálogo com a população, para que ela seja atingida pela imagem e pela ideia passada na parede. Por isso também é uma arte democrática. Observem o painel feito. Ele passa tranquilidade, paz, natureza e ainda afirma através de um personagem: Eu amo Trajano de Moraes – toda positividade que nosso povo precisa”, observou Rodrigo.

Marlon Muk nasceu artista e ainda muito jovem foi para os grandes centros estudar arte. No Rio de Janeiro, fez aula de Desenho no Parque Laje, com grandes artistas. Participou de eventos de grafite em várias partes do Brasil, incluindo Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, entre outros.

O artista explica que o grafite muitas vezes é confundido com a pichação o que faz com que as pessoas o olhem os desenhos como vandalismo. Diferente da pichação, que, normalmente, apenas demarca territórios, o grafiteiro requer locais com maior circulação de pessoas, para que o máximo delas aprecie sua arte. “Para chegar a esse painel gigantesco, conversei com várias pessoas, crianças, idosos. Aqui tem um pouquinho da sugestão de cada trajanense”, contou Marlon.


Dessa forma Trajano de Moraes marcou na região, uma linguagem universal que vem crescendo e mostrando o seu valor nos quatro cantos do mundo. “O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Quero parabenizar o artista Marlon Muk por poder presentear nossa cidade com sua arte”, destacou o prefeito Rodrigo Viana. 






Um comentário:

  1. Maravilhoso!
    Tivessem mundo afora, os cidadãos e cidadãs, adultos e crianças.

    Pincel e tinta pra pintar
    Lápis para escrever
    Um instrumento pra tocar
    Microfone pra cantar

    Amenizados estaríamos nos, seres humanos de muitas das nossas penúrias.

    SAUDAÇÕES MUSICAIS. Ademir de Souza.
    https://www.palcomp3.com/ademirfdesouza/minha-mae-o-canto-da-cambaxirra-isrc-br-d7d-13-00003/

    ResponderExcluir