sexta-feira, 26 de maio de 2017

SEBRAE PLANEJA 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO EM BOM JESUS DO ITABAPOANA


Sebrae debate os desafios da gastronomia com empresários do Noroeste

Empresários participam de Painel durante o Fórum.


O primeiro Fórum Regional Sebrae na Mesa realizado no Noroeste Fluminense, nesta terça, 23 de maio, foi um grande sucesso. Com o tema “Desafios e possíveis soluções das empresas na área de gastronomia”, o encontro reuniu 75 pessoas, a maioria empresários e colaboradores do segmento de alimentação fora do lar de toda a região. A gestora estadual do programa Sebrae na Mesa, Louise Nogueira, o coordenador regional do Sebrae/RJ, Nelson Rocha Filho e o prefeito de Itaperuna, Marcus Vinícius, participaram da abertura.
Três palestras levaram informações aos participantes sobre captação de recursos para a empresa, como evitar questões trabalhistas, e segurança dos alimentos. Os temas foram escolhidos pelos próprios empresários, que foram ouvidos pela organização do evento para garantir que o Fórum apresentasse questões pertinentes à realidade regional.
O ponto alto do encontro foi o painel “Conversa de Fogão – os casos cotidianos da alimentação fora do lar no Noroeste”. Os empresários Henrique Flores (Itaperuna), Cláudio Barreto (Natividade), Moacyr Shueeler (Miracema), João Dimas (Itaperuna) e o nutricionista Vagner Simonin debateram os desafios e as oportunidades para a gastronomia na região. A consultora Ana Julião foi a mediadora.
Cláudio Barreto, empresário e cozinheiro do restaurante Sabor da Terra há 20 anos, disse que a opção por fazer um painel com pessoas da região visa mostrar que é possível vencer as dificuldades e crescer no Noroeste. “Somos do interior, de cidades pequenas, e somos capazes de fazer uma boa culinária e prestar um bom atendimento! Mas não podemos nos acomodar. Essa parceria com o Sebrae foi muito importante porque trouxe mais organização para o nosso segmento, capacitação, associativismo. Agora temos novas ferramentas e vamos aproveitar para crescer e ajudar a desenvolver nossa região”, afirma.

A gastronomia como aliada do desenvolvimento regional

Para Louise Nogueira, a regionalização dos Fóruns reflete o crescimento das empresas do segmento de alimentação fora do lar no interior fluminense. “Este é o primeiro fórum realizado aqui no Noroeste e, até novembro, faremos em outras regiões. O Sebrae está trabalhando para fortalecer a gastronomia em todo o Estado. Em três anos de trabalho do Sebrae na Mesa, apoiamos a criação de 37 polos gastronômicos, sendo 24 em cidades do interior. E isso nos orgulha muito”, disse Louise.
O coordenador regional Nelson Rocha destacou que a região está respondendo de forma positiva na formação dos núcleos, através do associativismo. “O Sebrae desenvolve projetos para fortalecer as vocações locais. Aqui temos agricultura familiar, cafeicultura, rochas ornamentais, polo de confecções, artesanato, entre outros. E temos também um grande potencial para o turismo e a gastronomia, e já estamos trabalhando em parceria com os municípios para desenvolver esses segmentos. Nossa culinária é rica em sabor e regionalidade, e um dos nossos núcleos, o Sabore’Art Natividade, já virou caso de sucesso”.

Noroeste já tem quatro Núcleos Gastronômicos

Desde 2013 o Programa Sebrae na Mesa desenvolve ações no Noroeste Fluminense, promovendo capacitações para empresários e trabalhadores do setor e incentivando o associativismo como forma de fortalecer o segmento. Quatro núcleos gastronômicos foram formados pelo Programa na região. 
O Núcleo Gastronômico de Itaperuna foi lançado em 2015, tem 19 empresas associadas, e já realizou dois Festivais Gastronômicos.  O Núcleo Sabore'Art  Natividade iniciou suas atividades em julho de 2016, tem 12 empresas associadas e já realizou três Festivais.  Em Miracema, o Núcleo Mira Gourmet foi lançado em 2016, com 14 empresas, e realizou um festival. E em março deste ano foi criado o Núcleo Bom Jesus na Mesa, em Bom Jesus de Itabapoana, com a participação de 10 empresas. O 1º Festival já está em fase de planejamento.
Além destes quatro núcleos já instituídos, o Programa atua em Santo Antônio de Pádua, onde as reuniões com grupos de empresários culminaram na realização de um Festival Gastronômico de muito sucesso. E em Porciúncula o Sebrae está promovendo reuniões no intuito de unir os empresários do segmento e consolidar um planejamento estratégico para definir as ações do grupo.

Foto de Luiz Nery 

Kellen Leal - Print Rio
Assessoria de Comunicação Sebrae/RJ
(21) 3212-1000   (21) 98498-1842

Um comentário:

  1. Muito bom, Bom Jesus merece.
    Saudações musicais.
    https://www.palcomp3.com/ademirfdesouza/escritores-poetas-poetizas-isrc-br-d7d-13-00004-ademir-de-souza/

    ResponderExcluir