segunda-feira, 15 de maio de 2017

HISTÓRIAS DE GAUTHIERZINHO





Gauthier Filho, conhecido como Gauthierzinho, filho do ex-prefeito Gauthier Pontes de Figueiredo, na Panificadora Borges

Faleceu ontem, em Campos dos Goytacazes, aos 73 anos de idade, Gauthier Filho, conhecido como Gauthierzinho, filho do ex-prefeito Gauthier Pontes de Figueiredo, e tio do prefeito de Bom Jesus, Roberto Elias Figueiredo Salim. Foi sepultado hoje, em nossa cidade.

Irreverente, e cheio de histórias para contar, sempre trazia alegria aos seus interlocutores. 

O NORTE FLUMINENSE publicou, em sua edição escrita, em 2015, algumas de suas histórias relatadas na Panificadora Borges, que agora publicamos neste blog.

Gauthierzinho presente!



PUAIA

Puaia, embora seja o nome de uma raiz medicinal, aqui em Bom Jesus tem um significado único, que não há em outra parte do país. Significa um "falso elogio". Diz-se que "comeu puaia" quem acredita no elogio.

José Nilo era jogador reserva do Olympico F.C. e estava, certa vez, numa "leiteria", localizada onde está situada atualmente a Foto Real. Apareceu, então, Mundinho, que só bebia cerveja, mas estava sem dinheiro, e disse a ele:      " Você está jogando tão bem, que acho que você deveria ser o titular do Olympico no jogo de amanhã". José Nilo ficou tão envaidecido com as palavras de Mundinho, que se dirigiu imediatamente ao atendente da leiteria, dizendo: "Um litro de leite para mim e uma cerveja para o Mundinho!". 

Aliás, o ex-prefeito Paulo Portugal, costuma dizer: "dar puaia é muito bom, mas comer puaia não é ruim não".  


TENÓRIO CAVALCANTI E BADGER SILVEIRA


Quando Tenório Cavalcanti disputou o governo estadual contra o bonjesuense Badger Silveira, veio a Bom Jesus do Itabapoana e se hospedou no Big Hotel.

Perguntaram a ele, então, o que achava de Badger. Tenório, preocupado em não atacar o adversário em seu município natal, limitou-se a responder: "Se tirassem o Pelé da seleção brasileira e colocassem o irmão dele, o time renderia a mesma coisa?"


LAURO MOTTA

Cabrunco, certa vez, pegou dinheiro emprestado com o rico fazendeiro Lauro Motta e ficou 10 anos sem pagar a dívida. Quando resolveu quitá-la, procurou Lauro e pediu para este ler o verso da nota promissória. Lá estava escrito: "pagarei esta nota somente quando Lauro Motta tiver quebrado". Em seguida, perguntou: " - sr. Lauro, o sr. está quebrado?"


DISPAROS DE TIROS NA BANDEIRA NACIONAL

Certa vez, Cabrunco bebeu muito e acabou efetuando disparos de arma de fogo contra a bandeira do Brasil que estava hasteada na Praça Governador Portela.

Foi, então, levado ao Fórum. Questionado sobre o fato, esclareceu: " Pensei que era a bandeira do Ordem e Progresso F.C.". 

O caso foi arquivado.


DESAPARECIDO


Meu pai, o ex-prefeito Gauthier Pontes de Figueiredo, faleceu em acidente de avião, na Baía da Guanabara, em 1960, e seu corpo nunca foi localizado. Por este motivo, ele não era considerado, pela lei, "morto", mas "desaparecido". Quando, posteriormente, minha mãe, Guiomar Alt Figueiredo, faleceu, em sua certidão de óbito iria constar o vocábulo "casada". Foi necessária uma decisão judicial para que constasse, no documento, que ela era viúva.










Nenhum comentário:

Postar um comentário