O CCMB participa da Semana Nacional de Museus pela 5ª vez consecutiva. Nesta edição, iniciou hoje, (18) o projeto HISTÓRIA E ARTE - ESCOLA LUGAR DE MEMÓRIA, com palestra ministrada por Maria Beatriz, exibição da curta Dona Cristina Perdeu a Memória e apresentação do grupo de teatro Lagente. O projeto visa resgatar a história das escolas do município buscando no passado a partir de 1889 até a atualidade. O objetivo da pesquisa além de resgatar as histórias é também mostrar a escola como um lugar de memória ao invés de ser apenas um lugar de ensino. A culminância deste projeto será em agosto com uma rica exposição do material pesquisado. Estão participando do projeto alunos, professores e pessoas da comunidade. Na abertura estiveram presentes, alunos do Primeiro Ano de Formação de Professor do CIEP 343 acompanhados pela professora Eliane Decottignies.
A escola armazena grande parte da memória social em decorrência de seu cotidiano e de sua temporariedade. Ela representa o momento de toda aprendizagem através de elementos utilizados, tais como normas; transmissão de valores; uniformes; caminho percorrido até a escola; brincadeiras e desafios; experiências com o grupo; material didático utilizado e outros acontecimentos que ganham sentido na relação social com o cotidiano. Isso mostra que a escola enquanto lugar de memória é ao mesmo tempo simbólica e material.
‘Uma história de vida não é feita para ser arquivada ou guardada numa gaveta como coisa, mas existe para transformar a cidade onde ela floresceu.” (Ecléa Bosi)
“Povo sem memória, não terá história.”
Não vamos deixar de existir!
A entidade, dirigida por Maria Beatriz, tem capitaneado, de modo pioneiro, a cultura no município, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do saber, especialmente entre os jovens.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário