segunda-feira, 1 de julho de 2019

Os laços entre maestros de Pirapetinga de Bom Jesus e de Muniz Freire (ES)






Cerca de 16 partituras produzidas pelo maestro José Bello Sobrinho, de Pirapetinga de Bom Jesus, em 1939, foram enviadas para o maestro Jose Carlos de Figueiredo em Muniz Freire (ES).

"Pelo que se verifica das partituras, José Bello Sobrinho atendia em Pirapetinga         (Bom Jesus do Itabapoana) e em Espera Feliz (MG), como músico e maestro", diz João Bosco Figueiredo Côgo, neto do maestro capixaba, que recebeu toda a relíquia de seu avô.

"Meu avô começou a atuar em Menino Jesus, distrito de Muniz Freire, em 1921, e foi contratado para atuar como maestro da Lira Munizfreirense! Foi autor de vários dobrados, sendo o mais famoso o 'Dobrado 8 de Dezembro'. Como ele dizia, tinha dois amores na vida: a esposa e a música. Dizia que a música corria em suas veias".

Segundo Bosco, "o contato ocorria entre as Bandas em geral. Tenho aqui partituras de Pirapetinga, Castelo, Alegre, São José do Calçado, Cachoeiro, Carangola, Faria Lemos, Caparaó, Muriaé, Mutum e Tombos, entre outras".

"De acordo com Fabio Coruja, maestro formado, e com curso de música em Portugal , ele tem conhecimento de partituras no ES, e o meu acervo é o segundo maior, sendo o maior em Alegre, embora esteja sem cuidados.
Alegre sempre foi forte politicamente e sempre conseguia mais recursos. E com isso tinha mais acesso com facilidade. Sempre tiveram mais instrumentos, uniformes impecáveis, e a prefeitura investia mais que em outros municípios".

"Meu tio, Mário Pereira de Figueiredo, é também um grande músico, maestro e autor. Não está na ativa por questão de saúde. Herdei a clarineta (francesa)  do meu avô, de 1908, na época em que o Brasil importava instrumentos".

Segundo João Bosco, "na época (auge das bandas de música), os músicos e maestros faziam intenso intercâmbio de partituras, uma espécie de solidariedade musical, uma vez que, no interior, era muito difícil obter partituras. Assim, quem as conseguia ia repassando-as. É uma prova que a música unia as pessoas", finaliza.







    João Bosco de Figueiredo Côgo: um gênio da cultura do sul capixaba e noroeste fliflumine

Clarineta que pertenceu ao maestro José Carlos de Figueiredo










Nenhum comentário:

Postar um comentário