quinta-feira, 25 de julho de 2019

DIA NACIONAL DO ESCRITOR

Rogerio Loureiro Xavier


Olá pessoa amiga e do bem.

DIA NACIONAL DO ESCRITOR

O Dia Nacional do Escritor é dedicado para homenagear todos os escritores brasileiros e toda a produção literária no Brasil.

No dia 25 de julho de 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o Dia do Escritor.

Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências.

Esta data é uma homenagem aqueles que se dedicam às palavras escritas. Sejam nos textos científicos ou fictícios, os escritores precisam ter a grande habilidade de entreter os leitores.

Para isso, é necessário um vasto conhecimento de vocabulários, da gramática e ortografia, além de uma boa dose de criatividade e conhecimentos gerais do mundo.

A nível internacional, os escritores são homenageados em 13 de outubro, data conhecida como o Dia Mundial do Escritor.
Um escritor pode nos fazer chorar, rir, ter medo. Um escritor pode nos fazer repensar, mudar de ideia. Um escritor nos leva a viver ou partilhar emoções e experiências, conhecendo lugares e costumes, sem que precisemos sair de casa ou do conforto da cabeceira.

Fundamentalmente, um bom escritor nos deixa profundamente tristes quando a história termina.

Um escritor é aquele profissional que trabalha escrevendo livros ou outras obras. Existem pessoas que consideram como escritores apenas aqueles que escrevem romances. Porém, os autores de livros de outros tipos, como de autoajuda, e de textos jornalísticos, também são escritores.

No Brasil existem escritores famosos, como Machado de Assis, Clarice Lispector, e Monteiro Lobato. Tem também alguns poetas como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, Élcio Xavier, entre outros.

Projetos no Brasil

O Brasil conta com mais de trinta projetos de incentivo à leitura, bem como diversas bibliotecas públicas e com acervos riquíssimos. O Plano Nacional do Livro e Leitura é um dos projetos mais importantes no meio literário, pois, ele oferece apoio a novos escritores, defende os direitos autorais, investem em traduções, além de outros benefícios para os Escritores e para a literatura brasileira como um todo.

Atualmente

Hoje em dia, os escritores têm tido muitas dificuldades na publicação de seus livros, pois, com o advento da internet e das redes sociais, os livros perderam espaço em meio aos jovens e as crianças. É necessário então, buscar novos meios de se manter a literatura viva nas novas gerações e permear a necessidade de se ler livros.

"Os escritores têm o dom  de fazer os dias mais felizes, proporcionar viagens até os lugares mais remotos e momentos de muita emoção."

Fundamentalmente, um bom escritor nos deixa profundamente tristes quando a história termina.

Rogério Loureiro Xavier
Fonte: Internet





Nenhum comentário:

Postar um comentário