segunda-feira, 29 de março de 2021

CALENDÁRIO - ABRIL


01. Nascimento de Napoleão Lyrio Teixeira, em 1911. Filho de João Manoel Teixeira, o Capitão Teixeira e Regina de Carvalho Teixeira, formou-se em medicina no Rio de Janeiro. Foi Coronel do Exército e radicou-se no Paraná. Foi professor de Psiquiatria e Medicina Legal. Escreveu vários livros científicos e era amigo de Monteiro Lobato, com quem mantinha vasta correspondência. Foi conferencista internacional e falava cerca de onze idiomas. Como jornalista, escreveu para os jornais O Globo, Estado de São Paulo, O Norte Fluminense e A Voz do Povo, sendo os dois últimos de nosso município. Escreveu cerca de vinte mil artigos científicos e crônicas. Era irmão de Amália Teixeira, professora do ex-governador Roberto Silveira, que dá nome a uma das praças de Bom Jesus do Itabapoana.
02. Falecimento de Ildefonso Bastos Borges, em 1970.
08. Nascimento de Antônio Francisco de Paulo, o Toninho do Tupy, em 1930;
09. Nascimento de Reginaldo Teixeira Chalhoub em 1937; Falecimento de Agostinho Boechat, em 1999.
10. Abertura ao público do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal.
16. Garrafadas de Laje do Muriaé, em 1889. Por ocasião da Conferência Republicana realizada por Nilo Peçanha (futuro Presidente da República), este foi atacado por forças do Império. Ferido, foi socorrido pelo Cel. Luiz Vieira de Rezende, que o acolheu em Calheiros, na Fazenda Boa Fortuna, e levou-o, posterior¬mente, para tratar-se em Rosal.
17. Nascimento do músico, compositor, arranhador, instrumentista, escritor, poeta e editor, Beto Travassos, um dos gênios de nossa cultura.
20. Nascimento do escritor Delton de Mattos, na Serra do Tardin, em 1925, um dos gênios de nossa literatura.Faleceu, no sábado (22/06/2019), aos 94 anos de idade.
Filho de Mário Nunes da Silva e Pautilha Nunes de Mattos. Seus avós paternos foram Elias Nunes da Silva e Maria da Silveira Nunes. Os avós maternos, por sua vez, foram Porphirio Franca de Mattos e Etelvina de Mattos Picança.
Aos 12 anos, ingressou no Colégio Rio Branco, onde cursou o exame de Admissão.
Foi colaborador do jornal O Norte Fluminense, fundado por Ésio Bastos, no dia 25 de dezembro de 1946, desde o início das atividades deste.
Foi um dos grandes intelectuais do Brasil, tendo sido o pioneiro nos estudos da Tradutologia.
Autor de vários livros, editou ainda obras preciosas de autores bonjesuenses e bonjesuístas, como Padre Mello, Octacílio de Aquino, Romeu Couto e Athos Fernandes.
23. Nascimento de Athos Fernandes, um dos gênios de nossa literatura, em 1920. Tinha o consagrado poeta chileno Pablo Neruda entre seus amigos e correspondentes.
24. Nascimento do historiador de arte, restaurador, artista plástico e poeta Adilson Figueiredo, um dos gênios de nossa cultura, em 1953.
25. Nascimento da musicista e compositora Ana Maria Teixeira Baptista, em 1943. É de sua autoria, juntamente com seus pais Oliveiro Teixeira e Tertuliana Simão Teixeira, o clássico "Rio de Minha Terra". Fundou o Grupo Musical Amantes da Arte; falecimento de Merhige Hanna Saad, em 1973.
27. Nascimento de Padre Mello (Antonio Francisco de Mello) na Ilha de São Miguel, Arquipélago de Açores (Portugal), em 1863, um dos gênios de nossa literatura e pai da cultura bonjesuense.
28. Início da 1ª FLIPir ( Feira Literária de Pirapetinga), em 2108, organizada pela seguinte comissão: Anízia Maria Aguiar Pimentel dos Santos, Bruno Cypriano, Daniel Márcio Amaral, Júlia Machado, Júlio César Barbosa e Mariana Cypriano Borges. Em 2019, passou a ser integrada também por Lauro Amaral e Juliana Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário