segunda-feira, 1 de março de 2021

CALENDÁRIO - MARÇO

 


01. Nascimento da escritora e poeta Neumar Monteiro, um dos gênios de nossa literatura, em 1949.
04. Nascimento do escritor, professor e advogado Laércio Andrade de Souza Oliveira, em Carabuçu, no ano de 1945.Membro do Instituto Brasileiro dos Advogados, foi eleito por 5 vezes presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Itaperuna(RJ). Ativista em defesa da ecologia, destaca-se, em seus textos,como contestador das injustiças sociais.
05. Nascimento do desembargador Antonio Izaías da Costa Abreu, no distrito de Carabuçu, em 1932, historiador, escritor e poeta, um dos gênios de nossa literatura.
10. Nascimento do ex-governador Badger Silveira, em 1916. Foi eleito governador do Estado do Rio de Janeiro, em 1962, dando continuidade ao trabalho do irmão, Roberto Silveira. Casou-se com Renée Ferraiolo, com quem teve os filhos José Roberto, Ana Maria, Maria Luiza e José Luís (gêmeos), Maria Cristina, Badger, José Fernando e Maria Tereza. Renée Ferraiolo Silveira participou de ações sociais no Estado, com Dom Helder Câmara. Sobre ela disseram: " um coração onde couberam todos". Badger participou, com Roberto Silveira, da campanha nacional em favor da criação da Petrobrás. Foi delegado de polícia, Conselheiro do Tribunal de Contas, vereador em Resende e Secretário de Estado. Badger realizava profícua administração no estado e estava cumprindo todas as promessas de campanha, inclusive a da realização do sonho de Roberto Silveira: a construção de uma grande Usina em Rosal, seguida de um pólo industrial em Bom Jesus do Itabapoana, com o apoio do presidente da República João Goulart. Adquiriu a área para a construção do Colégio Estadual Padre Mello. No dia 2 de maio de 1964, após o golpe militar, sofreu o impeachment por parte da Assembleia Legislativa que, com base no Ato Institucional nº 1 emitido pelos militares, cassou seus direitos políticos por 10 anos. Anistiado em 1979, faleceu no dia 9 de maio de 1999, sendo sepultado em Niterói.
13. Nascimento de Ismélia Saad Silveira, a Eterna Primeira Dama, viúva do ex-governador Roberto Silveira, em 1930.
14. Falecimento de Ismélia Saad Silveira, em 2021.
18. Nascimento do libanês Merhige Hanna Saad, em 1895. Comerciante de café, construiu o Edifício Monte Líbano e cinema com capacidade para mil pessoas. Quando sugeriram investir seu dinheiro em outro município, respondeu: "Invisto em Bom Jesus o que ganho em Bom Jesus"; o presidente João Goulart, em 1964, assina decreto autorizando a construção da Usina de Rosal, na praça Governador Portela, em Bom Jesus do Itabapoana, com a presença de Badger Silveira, governador do Estado do Rio de Janeiro, e Francisco Lacerda Aguiar, governador do Estado do Espírito Santo. A energia produzida, de 10 mil kW, beneficiaria os municípios do noroeste fluminense e sul capixaba. Jango salientou que esse era um desejo do ex-governador Roberto Silveira. Badger registrou que cabe ao governo criar as condições para que a população tenha participação de maneira digna na vida da nação.
19. Inauguração, em 1856, da Subdelegacia do Arraial de Bom Jesus.
23. Nascimento do jornalista Esio Bastos, fundador de O Norte Fluminense, em 25/12/1946. Trabalhou na Estrada de Ferro Leopoldina Railway na Cia Ferroviária Itabapoana, localizada em Bom Jesus do Norte ( ES). Vereador por três mandatos, a Câmara Municipal tem o seu nome. Foi sócio-proprietário da Gráfica Gutemberg, com seu irmão Luciano Bastos.; falecimento de Levy Xavier, o primeiro maestro de Bom Jesus do Itabapoana, em 1970.
23. Fundação do Olympico F.C., em 1914, por Fernando Lopes da Costa, Abílio Castro e WaIter Franklin, tendo, como 1º. presidente, Cel. Pedro Gonçalves da Silva Jr Vice-Presidente, Horácio de Carvalho; Secretários, Abílio Pires de Castro e João de Azevedo Mattos; 1º Tesoureiro, Francisco Teixeira de Oliveira; 2º Tesoureiro, Carlos Rodrigues Figueiredo Firmo; Procurador, Dr. Walter Franklin; Captain, José de Souza Firmo; Vice Captain, Otis Menezes.

27. Nascimento, em 1860, de Pedro Gonçalves da Silva Jr., primeiro prefeito de Bom Jesus por ocasião de sua primeira emancipação; nesta data, do ano de 1933, a Leopoldina Railway passa a controlar a Cia. Ferroviária Itabapoana (fundada em 1916), de propriedade do Cel. João Ferreira Soares, sobrinho de Carlos Firmo. A Cia. possuía 33 km de trilhos, de Bom Jesus do Norte (ES) até Ponte do Itabapoana (ES), 4 locomotivas, 2 vagões de passageiros (suprimidos em março de 1951) e 8 vagões de cargas (suprimidos em abril de 1952). "Quando quero ver um homem honesto, vou até o espelho", costumava dizer o Cel. João Ferreira Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário