Dr Pedro Antônio de Souza: imprescindível |
Aniversaria neste domingo, dia 18, o Dr Pedro Antônio de Souza, presidente da Academia MARIA ANTONIETA TATAGIBA Artes - História - Letras, do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, com extenso rol de serviços prestado à sociedade capixaba.
Gênio de nossa cultura, foi o Dr. Pedro quem tomou a iniciativa de tornar São Pedro do Itabapoana um Sítio Histórico, com dezenas de imóveis tombados, devido à Resolução CECN º 02/1987. Hoje, São Pedro, conhecida como a Capital Estadual da Sanfona e Viola, passou a ter reconhecimento nacional, através dos famosos Festivais, que ocorrem anualmente.
Ele idealizou a Academia MARIA ANTONIETA, nome da poetisa e educadora nascida em São Pedro de Itabapoana, primeira a publicar um livro de poesias no estado do Espírito Santo. Ela nasceu no dia 17/09/1895 e faleceu em 13/03/1928.
Através desta Academia, tem realizado eventos extraordinários, de repercussão nacional, como é a atual Exposição de Esculturas GRACINHA SABADIN, cujos trabalhos são distinguidos em todo o país.
Graças à sua atuação, foi aprovado o Dia Estadual da Poetisa Capixaba, que é comemorado, anualmente, no dia 13 do mês de março.
Inúmeras outras importantes iniciativas foram e estão sendo realizadas pelo Dr Pedro em favor do desenvolvimento cultural e humano.
Da pequena São Pedro emerge um gigante: o Dr Pedro!
Já dizia Bertold Brecht que há homens "que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis". Dr Pedro Antônio da Silva é um deles!".
Dr Pedro Antônio de Souza foi retratado de modo magistral pela escultora Gracinha Sabadin |
Nenhum comentário:
Postar um comentário