sexta-feira, 2 de junho de 2023

2 de junho: aniversário do Dr Nino Moreira Seródio, um dia gênios de nossa cultura!

 

Dr Nino Moreira Seródio e família na Cada dos Açores do Espírito Santo 

Hoje, comemora aniversário o Dr Nino Moreira Seródio, um dos gênios de nossa cultura. Por nove anos, construiu o fabuloso  Memorial do Imigrante, no distrito de José Carlos, em Apiacá, que foi, posteriormente, transformado na Casa dos Açores do Espírito Santo (CAES).

O gênio do autor dessa obra monumental pode ser compreendido através da genialidade que segue a  tradição açoriana de Padre Mello, oriundo da mesma ilha de São Miguel, onde nasceram seus ancestrais. 

Dr Nino nasceu em 2/06/1964, em Itaperuna, filho caçula entre quatro irmãos: Joaquim Jacinto, Riva Maria e Pablo (in memória). Seus pais: Homero Vieira Seródio, contador e professor, Irene Moreira Seródio, professora. Seus avós maternos: Joaquim Dias Moreira e Jandira Lima Moreira. Bisavós maternos: Eugênio Moreira e Ermelinda Corrêa.

O bisavô, Eugênio Moreira, veio de Cantagalo e fixou residência em Vargem Alegre. Foi proprietário da fazenda Palha Branca e do casarão de 1870. O primeiro fordeco que chegou em Vargem Alegre foi dele. 

Avós paternos: Jacintho Vieira Seródio e Laudelina Frias Seródio."O vovô Jacintho foi comerciante e lavrador", assinala dr Nino. Os bisavós Joaquim Vieira Seródio e Maria da Conceição foram comerciantes.

Estudou no Jardim de Infância Roberto Silveira e Colégio Estadual Roberto Silveira.
O estudo no ginásio ocorreu no Colégio Estadual Padre Melo. O segundo grau foi cursado na Escola Técnica Federal de Campos.

Serviu  na  Marinha de Guerra do Brasil entre 1983-1984, recebendo Honra ao Mérito com distinção. 

Em 1986, foi aprovado em primeiro lugar na Faculdade de Medicina de Valença e, logo após, pediu transferência para a Faculdade de Medicina de Campos dos Goitacazes.

Área de atuação: clínica médica, medicina intensiva, ginecologia e obstetrícia.
Foi o primeiro médico de família de Bom Jesus do Itabapoana - 1994.

Foi eleito vice-prefeito, no período de 1997-2000 em Bom Jesus do Itabapoana, junto com o saudoso prefeito Carlos Garcia.

Casado em primeira núpcias com a Senhora Tamiris Boechat, teve os filhos Laura, médica pediatra, Nino, bacharel em Direito, e André, universitário.

Casado em segunda núpcias com a Senhora Samira Vitório Menezes Seródio, teve os filhos Paola e Paulo Fernando.

Dr Nino esclareceu como  nasceu  a ideia de seu grandioso projeto: "após a viagem à ilha de São Miguel-Açores, com a intenção do resgate da história da família, da colonização, da poesia e sendo um amante das letras e das artes, fui iluminado pelo Divino Espírito Santo para que fizesse um espaço cultural na nossa região, preservando a nossa história e identidade".

A CAES tem sido, desde sua fundação, um importante polo de irradiador de cultura no estado do Espírito Santo e no Vale do Itabapoana.

O jornal O Norte Fluminense parabeniza Dr Nino, pela passagem de sua data natalícia, com votos de muitos anos de vida!

Dr Nino Seródio foi vice-prefeito de Carlos Borges Garcia, em Bom Jesus do Itabapoana, entre 1997/2000
    


A Casa dos Açores do Espírito Santo é obra do gênio açoriano do De Nino Moreira Seródio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário