terça-feira, 20 de junho de 2023

Artesã bonjesuense conquista Campos dos Goytacazes com técnica inovadora


A artesã bonjesuense Flaviane Sales, conhecida como Xica Sales, da Usina Santa Maria, distrito de Bom Jesus do Itabapoana, conquistou Campos dos Goytacazes com sua técnica inovadora de unir crochê com cerâmica.

Em breve, ela realizará uma importante Exposição na comunidade campista de Farol de São Tomé, onde reside atualmente, e pretende expandir sua atividade para todo o estado do Rio de Janeiro.

O crochê foi aprendido com sua mãe, Maria Ana de Sá Sales, a partir dos nove anos de idade. A cerâmica foi desenvolvida com o Mestre Artesão Daniel de Lima, através do projeto Roçarte, que foi patrocinado pela Petrobrás, há cerca de oito anos, na Usina Santa Maria.

Xica Sales é neta do famoso músico Sebastião Vitorino de Sá, que  integrou a Sociedade Musical de Santa Maria, na década de 1960, e Doraci Chipolecho de Sá.

Xica Sales traz consigo a arte qualificada por uma rica história que brilha por si mesmo.


Xica Sales, seu pai, Adenil Ribeiro, e os irmãos Fabiane e Fábio, na Usina Santa Maria (arquivo)


O maestro José Primo, Sebastião Vitorino, Mário Mothé, Luís Francisco (Moreno), Zequinha Abreu, Jairo Nogueira e Júlio Nogueira, foram identificados na foto da Sociedade Musical de Santa Maria
(Foto: "De Campos aos Fluminenses, 1960")


Primeira locomotiva a transportar cana da Fazenda Santo Amaro até a Indústria, em 1931: relíquia na entrada da Usina Santa Maria, em Bom Jesus 









Nenhum comentário:

Postar um comentário