segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CAPELA DO ALMEIDA
 Patrimônio Histórico e Cultural em Sacramento



Capela do Almeida

A Capela do Almeida está situada na zona rural de Sacramento, em Bom Jesus do Itabapoana, mais precisamente na região conhecida como Fazenda Boa Sorte.

Foi ali que Sebastião Prudente de Almeida e seu filho Pedro Silva de Almeida edificaram a Capela em louvor a Nossa Senhora Aparecida, no ano de 1956. Desenganado pelos médicos do Rio de Janeiro, Pedro fez promessa e, ao retornar a Bom Jesus, teve o apoio de seu amigo, o médico Ruy Pimentel. Operado no Hospital São Vicente de Paulo pelo dr. Carpi, de Itaperuna (RJ), curou-se.

O interior da capela

Como, próximo dali,  já havia uma Capela em honra a Nossa Senhora Aparecida, as pessoas passaram a nominar a capela recém-construída de Capela do Almeida.

Sebastião conta que no dia da inauguração da capela, o prefeito Gauthier Figueiredo esteve presente e mandou fazer uma estrada de acesso. O pároco era Padre Ovídio. "Como, na época, toda capela tinha de ser registrada, meu pai teve de doar o terreno para a Igreja Matriz", conta ele.

"Depois, o Padre Ovídio foi atuar em outra paróquia, sendo substituído pelo Padre Francisco, que ampliou bastante a capela".

Sebastião Prudente de Almeida

Quem conta esta história é o filho de Pedro Silva de Almeida, Sebastião Prudente de Almeida. Nascido em São José do Calçado (ES), ele é casado com  Helena Silva de Almeida, também oriunda do município capixaba, e completaram 55 anos de casamento no dia 16 de novembro passado. Possuem seis filhos, onze netos e um bisneto.

Segundo Sebastião, seus pais moravam, antigamente, na localidade de São Benedito, e "quando o parente  Ataíde Almeida foi visitá-lo, constatou que ele estava em uma região sem recursos para tratar de sua saúde. Assim, estimulou-o para mudar-se para Bom Jesus. Vendeu, então, a propriedade e se estabeleceu em Sacramento".


Pedro Gomes da Silva e Januária Gomes Dutra em foto de 1925


Os avós maternos de Sebastião são Pedro Gomes da Silva e Januária Gomes Dutra. Seus avós paternos são Antônio Prudente de Almeida e Felicíssima Teixeira Dutra.

Sebastião se recorda de seu bisavô Antônio Tiradentes Almeida e também da época em que integrou o time de futebol dos Veteranos do Santa Rosa, a partir de 1983, época em que chegou a ser campeão.

A partir da esquerda, em pé, no campo da Pedreira: Rogério, Fábio, Pé de Cachorro, Mário Gomes, José Paulino e Moacir. Agachados: Valdir de Aguiar, Tião Firmino e Luís.

CELEBRAÇÕES

Sebastião e Helena, com a filha Maria Januária


Sebastião lembra, ainda, com orgulho, que "sua família e todo o povo da região ajuda na manutenção da capela". De acordo com a filha Maria Januária da Silva, " há celebrações todos os sábados. Também ocorrem leilões e bingos".

Visitar a Capela do Almeida é realizar uma visita a um passado sempre presente de fé e de esperança na vida.

2 comentários:

  1. Retificando o fundador da Capela é Sebastião Prudente de Almeida e seu filho que se chama Pedro Silva de Almeida. Por favor atualize o texto.

    ResponderExcluir
  2. Atualização realizada.
    Agradecemos sua manifestação.

    ResponderExcluir