terça-feira, 3 de junho de 2014

II ENCONTRO DA FAMÍLIA XAVIER






Realizou-se no mês de maio último em Bom Jesus do Itabapoana com grande brilho e impressionante clima de confraternização, o II Encontro dos membros da Família Xavier descendentes de Carlos, Joaquim Francisco e Júlio de Aquino Xavier, irmãos que vieram de Minas Gerais e ajudaram a desbravar as matas do Vale do Itabapoana.


 Júlio de Aquino Xavier, pai de Samuel, e Carlos de Aquino Xavier, pai de Baldina: dois dos três irmãos que vieram para a região do Vale do Itabapoana, ajudando a desbravar as matas
 


Júlio de Aquino Xavier, pai de Samuel de Aquino Xavier


O Encontro da Família Xavier teve seu momento maior no dia 03, porém alguns familiares começaram a se reunir a partir do dia 1o. de maio, no Hotel Pitucão, onde por duas noites consecutivas já viviam um clima de festa e alegria, com muita música, dança e descontração. 



No dia 02 de maio foi organizado um “city-tour” pelas cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jesus do Norte e Apiacá, onde parentes de outras regiões puderam rever ou até mesmo conhecer lugares importantes na história da Família.


No dia 03 desde as 8 horas da manhã, cerca de 300 pessoas de 1 a 94 anos, começaram a chegar ao local do evento. Muitos se conheciam apenas pela Internet, através do Grupo da Família, outros estavam se revendo após longos anos. 


A parte da manhã foi reservada a acolhida dos familiares, apresentações e bate-papos. Após um excelente almoço, ao som de boa música, o grupo organizador do evento - Lenice Xavier de Almeida, Sandra Mara de Albuquerque Bossio e Rosete Loureiro Xavier Nascimento -  fez um agradecimento especial a Deus, por estarem ali naquele momento tão importante, quando foi rezada a oração universal do PAI NOSSO por todos os presentes. Em seguida houve uma homenagem à Família, a razão principal do encontro, e todos cantaram a música “Oração pela Família”, de Pe Zezinho.


Como a Família Xavier tem a música na alma, alguns primos, formando uma banda, tocaram e cantaram um verdadeiro festival de músicas. Rogério Loureiro Xavier, filho de Elcio Xavier compôs um hino para o Encontro: “Abençoada Família Xavier”, cantado por todos com muito entusiasmo. Regina Loureiro Xavier, sua irmã, apresentou ao teclado músicas do século XIX, algumas das que sua bisavó Baldina costumava tocar quando jovem, levando ao passado primos de idade mais avançada e conhecimento aos que não viveram aquela época.


Registramos a presença da Lira Operária Bonjesuense, regida pelo maestro Nilo com a execução de diversas peças de seu repertório, inclusive o festejado bolero “Juntinho de Você”, com letra e música do maestro Samuel Cerqueira Xavier, bisneto dos patriarcas Carlos e Júlio, assim como “Milidó”, música do seu tio Levy Xavier sempre lembrado excelente maestro e compositor.


Assinalamos a homenagem que o ECLB proporcionou aos presentes, distribuindo alguns livros do atual mais idoso membro do grupo dos Xavier do Vale do Rio Itabapoana, o poeta Elcio Xavier, bem como franqueando seu valioso acervo cultural a um especial número de participantes do Encontro.


À noite após o jantar, tivemos o lançamento do Portal da Família Xavier, criado pela prima Sandra Mara, que foi dedicado ao Elcio,  aniversariante do dia. Em comemoração ao aniversário, foi oferecida aos presentes uma bela mesa de doces, um delicioso bolo e uma especial torta salgada. Após os parabéns, Lenice, filha de Levy Xavier, leu uma linda mensagem feita para o Elcio, emocionando a todos. 


Como não podia faltar, o Encontro terminou em carnaval. A banda dos primos, em trajes alusivos à Copa do Mundo, alegrou a todos com um baile de carnaval, que proporcionou um fim de festa da mais alta qualidade.


O Encontro da Família Xavier, o segundo já acontecido em Bom Jesus, estreitou ainda mais os laços familiares, assim como permitiu a todos a oportunidade de se reverem ou se conhecerem, demonstrando de forma clara o valor que o grupo reserva à Família, tão em baixa na época atual.


Que venha o próximo!





        
Casal Samuel de Aquino Xavier e Baldina, avós de Elcio Xavier


Parte da família reunida para um city-tour pelas cidades de Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jesus do Norte (ES) e Apiacá (ES)



Parte da Família que estava fazendo um City- tour por Bom Jesus

 

Pré encontro na Churrascaria Pitucão: clima de festa e alegria, com muita música, dança e descontração


 
Abertura do Evento - Oração da Família - momento de muita emoção. Grupo organizador e colaboradores:  Rosete, Lenice, Sandra Mara, Délvia e Jussara


Elcio fazendo um pequeno discurso e agradecendo pela homenagem prestada por Sandra Mara Albuquerque Bossio, que dedicou a ele o Portal da Família.


Primas Xavier: Ana Francisca, Eliana, Lenice,  Roberta e Regina


Na parte da manhã muitos familiares já estavam presentes. Vista do salão superior



Painel de fotos da Família, desde os primeiros a chegarem à Bom Jesus: Carlos e Júlio. A família não possui foto do terceiro irmão que veio para o Vale do Itabapoana, Joaquim Francisco




Elcio Xavier autografando seu livro, oferecido pelo ECLB





Apresentação da Lira Operária Bonjesuense regida pelo Maestro Nilo Batista



Visão do salão durante a apresentação da Lira Operária.




Maria José Xavier Buhlmann e Inah Caldeira Xavier, filha e esposa de Levy Xavier, aproveitando o baile de carnaval

Hora de soprar as velinhas: 94 anos de Elcio Xavier
Lenice Xavier de Almeida lê uma linda mensagem feita para o Elcio


Banda com trajes alusivos à Copa do mundo

Grupo em final de festa, após o baile de carnaval





"As recordações me dão a certeza que esse encontro valeu": Rogério Loureiro Xavier, filho de Elcio Xavier


4 comentários:

  1. Este foi sem dúvida um encontro de muita emoção e alegria. A saudade dos momentos de festa é grande em meu coração.
    Rosete Xavier

    ResponderExcluir
  2. "Esta é a razão pela qual sempre digo e propago que nossas Bom Jesus, o Sul Capixaba e o Norte Fluminense constituem uma região abençoada por Deus.
    Somente aí a união das famílias, fórmula mágica de grandes educadores nos colégios, e religiosos de todas as facções deixaram para a posteridade.
    Essas belas reuniões que Bom Jesus leva a todos, encanta e traz ótimas lembranças a todos que por ai residiram.
    Não é à toa que me denomino embaixador dessa região. Enche a alma receber mensagem igual a esta.
    Vocês sempre brilhando e apoiando ótimos eventos.
    Parabéns ao O Norte Flumiense e a toda a Familia Xavier, exemplo de vida para todos que conheceram vários de seus membros.
    Fui grande amigo do Samuel Xavier e por várias vezes contratramos sua orquesta para bailes em várias cidades de nossa região. Dá imensa saudade.
    Abraços. Grato pelo envio, estou repassando a nossos amigos da região.
    Saúde e paz a todos. Boa semana. Boa Copa."
    Cleber Coimbra e familia (Brasília)
    - por email -

    ResponderExcluir
  3. A Família Xavier esta de parabéns! Que venham novos encontros para propagar energias e harmonias para nossa Abençoada Família e amigos. Agradeço ao O Norte Fluminense pelo seu apoio e dedicação de forma imensurável e legítima.
    AS RECORDAÇÕES ME DÃO A CERTEZA QUE ESSE ENCONTRO VALEU.

    Rogerio Loureiro Xavier

    ResponderExcluir
  4. Prezados (as)
    Com todo respeito que tenho a todos vocês pelo excelente trabalho na divulgação de Bom Jesus e das familias, notadamente da família Xavier, sugiro uma correção nesse artigo II Encontro da Familia Xavier, ocorrido em 2014
    A primeira foto mostra os irmãos Júlio de Aquino Xavier (Ferreira) e Carlos de Aquino Xavier, filhos de Joaquim Francisco Xavier Ferreira e Maria Theresa do Carmo .
    Já a segunda foto mostra JÚLIO DE AQUINO XAVIER, filho de Júlio de Aquino Xavier (Ferreira) e irmão de Samuel de Aquino Xavier.
    Os pais desse Júlio de Aquino Xavier, mostrado na 2a foto e irmão de Samuel de Aquino Xavier foram Júlio de Aquino Xavier (Ferreira) e Maria Luiza do Carmo, segunda esposa dele.
    Meu nome é Júlio de Aquino Nascif Xavier e sou neto do Júlio de Aquino que aparece na segunda foto. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir