sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O DISCURSO DE WILMA MARTINS TEIXEIRA COUTINHO EM BOM JESUS





MEU DISCURSO EM BOM JESUS DO ITABAPOANA

(Por ocasião do lançamento da pedra fundamental do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, no Sítio Rio Preto, distrito de Calheiros, Bom Jesus do Itabapoana/RJ)


                  Wilma Martins Teixeira Coutinho



                                             10/08/2014


Wilma Martins Teixeira Coutinho
 Meus queridos amigos que eu acabei de conhecer aqui em Bom Jesus.

 Levo comigo nesta despedida uma grande saudade e agradecimento pelo carinho como fui recebida nesta cidade, especificamente ao Dr. Gino pela determinação “QUEREMOS WILMA”.

 Falar de Roberto Silveira e Badger Silveira creio que os brilhantes oradores já retrataram tudo que eu teria que falar. 


É de conhecimento público os projetos e anseios que essas personagens representaram no cenário político de nosso Estado, que não concretizou, em parte pela trágica morte prematura e criminosa que o impediu de continuar o seu governo. EU ESTAVA LÁ, sofri com a família e com o povo fluminense. Presenciei a dor da querida Ismélia quando fui abraçá-la. Foi uma perda irreparável, deixando-nos órfãos.


O saudoso Badger: eu trabalhava na Secretaria de Educação, no Gabinete, quando ele tomou posse como Secretário de Educação, interino, do Governo de seu irmão Roberto. Ao deixar a Secretaria, levou-me para o Palácio, Gabinete Civil, onde permaneci até o Golpe Militar, vivenciando todo aquele tormento da votação na Assembleia, naquela madrugada de Agosto, terminando por cassá-lo. Ele se negava a renunciar, pois fora eleito pela vontade do povo, numa eleição limpa e honesta. As forças ocultas o traíram numa armadilha política, tramaram sua retirada, afastando-o da vida pública.


Ele saiu abatido mais, de cabeça erguida, escoltado que fora pelas forças armadas, MAIS UMA VEZ EU ESTAVA LÁ, chorando com todos os funcionários do Palácio que aprenderam a respeitá-lo e amá-lo.


Foram os dois Governadores mais honestos que eu conheci na minha vida funcional, não se ouvia falar em corrupção, só de projetos e ações em prol do bem comum do seu povo.


Não se via ganância “o vai lá dá cá”, como se vê hoje nessa política vergonhosa que corrompe este país.


Hoje estou aqui cheia de felicidade, no berço onde nasceram essas pessoas por quem tive tanto carinho e o privilégio de conviver, que até hoje se estende aos seus familiares e lá se vão cinqüenta anos.


Agora imaginem vocês a ironia do destino, hoje já em fase terminal, faço o inventário de Badger, que já tem cinco volumes, não tem mansões, jatinhos nem aviõezinhos, somente 5 carros virando sucata, e uma merreca de poupança porque os bens que ele amealhou durante sua existência ele doou em vida.

 ESTE ERA O GOVERNADOR BADGER SILVEIRA.

 DEUS O TENHA.


 Quero parabenizar todos os que contribuíram para este evento, o artista pela sua majestosa obra do quadro que revela a tragédia sofrida pelo saudoso ex-Governador Roberto Silveira. Impressionante!!!  



Boa tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário