sábado, 13 de setembro de 2014



O DESTAQUE DE UM MAESTRO BONJESUENSE



Maestro De Paula






Sebastião Lidugério de Paula, o maestro De Paula, nasceu em Barra Funda, distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ). Estudou nas Escola das Garrafas, próxima a Barra Funda, com a profa. Elvira Barbosa. Depois, estudou no Colégio Estadual Pereira Passos, com a professora Mariquinha Batista e, ainda, no Colégio Antônio Honório, em Bom Jesus do Norte (ES). Concluiu o ginásio no Colégio Joaquim Távora, localizado no Campo de São Bento, em Niterói (RJ).

Com o apoio de sua mãe, Dionízia Lidugerio de Paula, iniciou suas atividades musicais com o próprio pai, José Lidugério, hoje falecido. 

São seis os irmãos: Geraldino, Iranel, João, Luzia, Vera Lúcia e José Fernando (falecido).              
Em 1970, ingressou no Conservatório de Música de Bom Jesus do Itabapoana, tendo como seu professor o maestro José Carlos Ligiero e a profa. Marisa Xavier. Neste mesmo período, estudou teoria e solfejo. Estudou harmonia na Escola de Música dirigida pela Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Estudou também Harmonia Funcional e Arranjo com o professor Ian Guest e percussão com o mestre Dinho Gonçalves em São Paulo, na FAAP Arte.



 Trabalhou como músico por 15 anos no centro do Rio de Janeiro na extinta Mesbla, na  rua do Passeio, como Professor de Teoria, Harmonia e instrumentos musicais. 

Maestro De Paula comandou vários corais

Em Paraíba do Sul (RJ), criou grupos de canto como o Coral Lucilia Guimarães Villa Lobos, o Coral Infanto-Juvenil, As Sabiás de Paraíba do Sul e Coral Santa Clara,  além de apresentação de cursos de instrumentos como teclado, violão, cavaquinho, etc. 




Como maestro, fundou o Coral da O.A.B. de Niterói (1999 a 2002) e o Coral do Projeto Gugu em Niterói.

Atualmente, está na organização do Coral do Centro Educacional Santa Rita de Cássia e do Coral do Memorial Governadores Roberto e Badger Silveira, ambos em Bom Jesus do Itabapoana. Realiza, ainda, oficinas para a criação de corais. A mais recente ocorreu no distrito de Sacramento, em Manhuaçu (MG). A próxima, ocorrerá em Mutum (MG), entre os dias 16 e 19 de setembro.



Em sua trajetória, levantou vários títulos em concursos de música como compositor, realizados nos Estado do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.



Em 1998, com o trabalho social que fazia junto à Fundação Santa Clara,  viajou para a França onde, com seus jovens alunos, fizeram várias apresentações em teatros e uma em especial, na sede da Unesco em Paris.



Iniciou seu trabalho junto à Cia. Procópio Ferreira como preparador vocal e maestro no ano de 2009, onde preparou os espetáculos “Gota d’água”, “Senhoras D+”, “Palavras de Liberdade”, “Café com Formicida”, “Drag-Queens”, “La Negra – Mercedes Sosa”, “Abracadabra – Magica Mística” além de ministrar a pasta de canto e teoria musical nas oficinas realizadas pela Cia.                                   

Compôs dezenas de canções, algumas em parcerias. As mais destacadas são "A Mosca e a Aranha", gravada por Wando, "Reinado do Samba", gravado pelo Grupo Trinca de Reis. "Missão", interpretada por Janainna, "Coisa à Toa", gravado por  Núbia e "Sono dos Justos", interpretada por Ana Paula. 


Sua canção "Rosa Rosal", que abre o álbum "Canções para Lembrar Rosal", vol. 1, da Coleção Músicas Bonjesuenses, lançado pela Editora O Norte Fluminense, é uma das preferidas pelo público. 
 

Contatos com Maestro De Paula podem ser feitos através do email maestrodpaula@gmail.com e pelo celular: 22- 999747677.

Dr; Gino Martins Borges Bastos, André Luiz de Oliveira, Daniella Gonçalves,  Dionízia Lidugério e De Paula, no lançamento do cd Canções para Lembrar Rosal


De Paula contagiou o público  do ECLB (Espaço Cultural Luciano Bastos), no dia 7 de agosto, com "Rosa Rosal"








3 comentários:

  1. Gostei de saber um pouco mais sobre o Maestro De Paula.
    Parabéns pela sua brilhante trajetória!
    Desejo que continue fazendo sucessos.

    ResponderExcluir
  2. Além de meu amigo pessoal, é meu conterrâneo.

    ResponderExcluir
  3. É um grande compositor ! Anambé é uma das mais belas músicas que ele compôs!!!

    ResponderExcluir