quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Tombos: um município mineiro de destaque



Hotel Serpa: prédio construído em 1893



Em 1893 foi construída, no centro de Tombos, uma casa comercial. Em 1927, a mesma foi transformada em hotel. Entre 1932/1933, a família Serpa adquiriu o empreendimento e passou a nomeá-lo como Hotel Serpa.


 
  

 

Em 1943, o hotel foi adquirido por José Manoel Ferreira, que o administra, desde então, juntamente com sua filha Rogéria Ferreira.

José Manoel Ferreira, o proprietário do Hotel Serpa


Rogéria Ferreira, administradora do hotel

José Manoel Ferreira conta que o imóvel foi tombado como patrimônio histórico do município. "Ele é o único hotel da cidade, uma vez que o Tombos Colonial Hotel, de propriedade do meu sobrinho, é destinado ao alojamento dos jogadores do Tombos F.C." salienta.  

Rogéria Ferreira, por sua vez, informa que o hotel conta com dezesseis quartos, com direito a café da manhã. O telefone do hotel é  032- 3751-1195. 







Hotel Tombos Colonial é residência dos jogadores do Tombos F.C.
As cores do Tombos F.C. estão presentes em toda a cidade, por ocasião dos festejos do seu centenário


O Tombense FC é um dos grandes orgulhos do município, que participa com destaque da Série A do campeonato mineiro. Os atletas ficam hospedados no Hotel de propriedade de Antônio Alcyr, sobrinho de José Manoel.

Prédio da década de 1920


Rogéria Ferreira conta que "Tombos possui vários locais de interesse histórico e cultural: a Cachoeira de Tombos, que deu nome ao município, a Fazenda do Oliveira, da época da escravatura, o Santuário da Água Santa,  a Usina Hidrelétrica, construída em 1913, o prédio da Estação e a Fazenda da Serra, entre outros".


Antiga Estação de Trem abriga o Museu Municipal

Inscrição na Antiga Estação de Trem



Conhecer Tombos é como visitar o passado de uma época de prosperidade e vislumbrar o futuro de suas potencialidades.

Um comentário:

  1. Conheci este Hotel Serpa o lado de dentro o Salão a faixada é muito bonita o proprietário José Manoel Ferreira já morou na minha cidade Patrocínio do Muriaé quando mas novo , numa conversa breve com ele falando sobre parentes meus que moram em Tombos ele disse que conheceu meu Tio josé Cardillo conhecido como Pepino , gostei muito ir conhecer uma coisa e conheci outra .

    ResponderExcluir