Hotel Serpa: prédio construído em 1893 |
Em 1893 foi construída, no centro de Tombos, uma casa comercial. Em 1927, a mesma foi transformada em hotel. Entre 1932/1933, a família Serpa adquiriu o empreendimento e passou a nomeá-lo como Hotel Serpa.
Em 1943, o hotel foi adquirido por José Manoel Ferreira, que o administra, desde então, juntamente com sua filha Rogéria Ferreira.
José Manoel Ferreira, o proprietário do Hotel Serpa |
Rogéria Ferreira, administradora do hotel |
José Manoel Ferreira conta que o imóvel foi tombado como patrimônio histórico do município. "Ele é o único hotel da cidade, uma vez que o Tombos Colonial Hotel, de propriedade do meu sobrinho, é destinado ao alojamento dos jogadores do Tombos F.C." salienta.
Rogéria Ferreira, por sua vez, informa que o hotel conta com dezesseis quartos, com direito a café da manhã. O telefone do hotel é 032- 3751-1195.
Hotel Tombos Colonial é residência dos jogadores do Tombos F.C. |
As cores do Tombos F.C. estão presentes em toda a cidade, por ocasião dos festejos do seu centenário |
O Tombense FC é um dos grandes orgulhos do município, que participa com destaque da Série A do campeonato mineiro. Os atletas ficam hospedados no Hotel de propriedade de Antônio Alcyr, sobrinho de José Manoel.
Prédio da década de 1920 |
Rogéria Ferreira conta que "Tombos possui vários locais de interesse histórico e cultural: a Cachoeira de Tombos, que deu nome ao município, a Fazenda do Oliveira, da época da escravatura, o Santuário da Água Santa, a Usina Hidrelétrica, construída em 1913, o prédio da Estação e a Fazenda da Serra, entre outros".
Antiga Estação de Trem abriga o Museu Municipal |
Inscrição na Antiga Estação de Trem |
Conhecer Tombos é como visitar o passado de uma época de prosperidade e vislumbrar o futuro de suas potencialidades.
Conheci este Hotel Serpa o lado de dentro o Salão a faixada é muito bonita o proprietário José Manoel Ferreira já morou na minha cidade Patrocínio do Muriaé quando mas novo , numa conversa breve com ele falando sobre parentes meus que moram em Tombos ele disse que conheceu meu Tio josé Cardillo conhecido como Pepino , gostei muito ir conhecer uma coisa e conheci outra .
ResponderExcluirConheço bem o Hotel Serpa e seus proprietários. Na última viagem à Tombos hospedei lá com minha neta que ficou encantada com o prédio. Conheci também o senhor Pepino e seus familiares que moravam no prédio do bar do senhor Antonio Amado que depois passou para o Dominguinhos irmão do Ronaldo e do Renato Cardilo. Aliás, por onde anda o Renato. Esse comentário do senhor Horácio me fez mergulhar em maravilhosas recordações. Olha lá o seu Pepino descendo do trem empencado de jornais, livros e revistas.
ResponderExcluirTodas as vezes que visitamos Tombos nos hospedamos no Hotel Serpa, e como de costume , sempre fomos bem tratados pelos seus administradores Sr. Manoel e sua filha Rogéria. Lembre-se deste nome quando visitarem Tombos. HOTEL SERPA, nós recomendamos(Graça e Cláudio )
ResponderExcluir