terça-feira, 14 de outubro de 2014

Capitão João Manoel Teixeira e família

CAPITÃO JOÃO MANOEL TEIXEIRA









O prédio localizado na rua Buarque de Nazareth, com numeração de nos. 221 e 225, e que recebeu obras de preservação e restauro de fachada, graças à intervenção do jornal O Norte Fluminense, há 7 anos, foi construído com janelas gêmeas inspiradas no Castelinho do Flamengo, do Rio de Janeiro, pelo Capitão João Manoel Teixeira, na década de 1920. 

Prédio histórico, com infiltração, iria desabar se não fosse a intervenção do jornal O Norte Fluminense



Ele foi farmacêutico numa época em que Bom Jesus do Itabapoana contava com apenas dois médicos: Dr. José Vieira Seródio e Dr. Colombino Teixeira Siqueira.

O Capitão João Manoel Teixeira construiu dois prédios.O primeiro, que foi restaurado,  serviu de sua residência. O segundo é o que se encontra contíguo a este e onde foi estabelecida uma escola para ser administrada por sua filha, Amália Teixeira Chalhoub, que lecionou para o ex-governador Roberto Silveira.


Com o falecimento do Capitão em 1928, o prédio da esquina passou a ser propriedade do filho Napoleão Teixeira. O outro foi herdado por Amália Teixeira.




Em 1938, Amália Teixeira casou-se com o libanês Elias Melhim Chalhoub. Com o falecimento de Amália em 1940, o prédio passou a pertencer ao viúvo.


Posteriormente,  Napoleão Teixeira e Elias Melhim Chalhoub venderam os prédios.

O Capitão João Manoel Teixeira era considerado "o maior amigo da pobreza", segundo seu filho Reginaldo, uma vez que atendia prontamente a todos que o procuravam quando se encontravam em situação de aflição.

No dia 17 de outubro de 2014, o jornal O Norte Fluminense inaugurou a restauração e preservação do prédio histórico



O NORTE FLUMINENSE, ao impedir o iminente desabamento de parte do prédio e promover o restauro da fachada do mesmo, deu sua contribuição, com sentimento de alegria e dever cumprido,  para a preservação de nossa rica história.

Bom Jesus do Itabapoana, 17 de outubro de 2014

GINO MARTINS BORGES BASTOS
Diretor de O Norte Fluminense


























Nenhum comentário:

Postar um comentário