quarta-feira, 15 de outubro de 2014

MUSEU DO PODER JUDICIÁRIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA: ABRACE ESTA IDEIA!








Antiga sede do Fórum de Bom Jesus do Itabapoana  (Acervo de Adilson Figueiredo)

Em uma das páginas do jornal A Voz do Povo da década de 1930, sob o comando de Osório Carneiro, encontramos uma matéria sob o título “BOM JESUS E AS SUAS COUSAS”,  que se refere a um palacete construído por Malvino de Souza Rangel. Diz o texto:



O presente clichê mostra o bello palacete de propriedade do sr. Malvino de Souza Rangel, onde o mesmo reside, com sua família. Está situado á praça Governador Portella, annexo a esta redação, e é um dos melhores prédios de Bom Jesus, construído que foi dentro dos moldes da architetura moderna”.


Jornal  A Voz do Povo da década de 1930




Na década de 1940, referido palacete já integrava o patrimônio do Estado, tendo se tornado a sede do Fórum no município. Foi ali, consoante notícia de A Voz do Povo do mencionado ano, que Getúlio Vargas Filho foi recepcionado quando visitou a nossa terra.


Posteriormente, este palacete foi demolido e construído o prédio onde se encontra, atualmente, o antigo Fórum.

Palacete foi demolido para a construção do antigo Fórum

O restabelecimento da fachada do palacete, nos moldes da década de 1930,  resgatando o rico passado de nosso patrimônio cultural, é possível, de acordo com opiniões de arquitetos.

Além disso, a criação do Museu do Poder Judiciário em Bom Jesus do Itabapoana, no referido prédio, consituiria um resgate também de parte de nossa grandiosa história.

Bom Jesus do Itabapoana, 15 de outubro de 2014

                   O Norte Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário